19.5 C
Belo Horizonte
quarta-feira, 28 setembro 2022

A necessidade do toque

Não existe nada maior do que a...

Intolerância, sentimento difícil de tolerar

É realmente incrível como a intolerância religiosa...

A crocodilagem

Semana passada a revista veja publicou uma...
Portal Mais MinasColunasOlhando por cimaA guerra do interesse vazio

A guerra do interesse vazio

Desde que o nosso planeta começou a ser habitado, deu-se início a um processo evolutivo extenso e interminável. A dinâmica da evolução contínua é um processo completo e complexo, não age somente no aspecto pessoal dos seres vivos, sua eficácia se dá também nas relações estabelecidas nos campos; cultural, étnico, social e espiritual. Assim como os seres, o planeta também evolui, tudo isso ocorre de forma dinâmica e contínua.

Nossa capacidade de relação e comportamento vai se aprimorando com o tempo, isso ocorre por que vamos nos tornando mais maduros e mais responsáveis. Nesse processo evolutivo, o outro deixa de ser a nossa extensão, aprendemos que são pessoas separadas de nós, dessa forma criamos o conceito de respeito humano.

O amadurecimento faz com que o ser humano se torne menos egocêntrico, ensina a pessoa a conviver em sociedade, respeitar limites e agir com prudência nas adversidades. Muita coisa mudou desde a pré-história, período onde os primeiros habitantes da terra, tanto os seres humanos quanto os animais, lutavam por terra, comida e espaço.

Com a evolução da humanidade, também houve a evolução negativa dos interesses pessoais, como a ambição, por exemplo; conceito que fez com que guerras fossem travadas por todos os tempos, matando milhões de pessoas inocentes em todo o nosso planeta. Atualmente estamos vivendo mais uma guerra, a guerra do interesse vazio, ligada a um processo de amadurecimento defasado, que está servindo somente para satisfazer os desejos de uma pessoa doente, sem princípios e que coloca seu ego acima de qualquer coisa.

Definidamente, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, age como uma criança em fase de amadurecimento, que sem motivo algum, ataca o outro para chamar a atenção dos pais. Nenhuma guerra faz sentido, inclusive essa contra a Ucrânia, que se resume em um palco sangrento, onde vários jovens que não se conhecem se digladiam, tudo para satisfazer os interesses pessoais de um só líder, uma pessoa doente, que não consegue ver além do seu umbigo, e que acompanha tudo sentado em sua poltrona luxuosa, tomando vinho e comendo do bom e do melhor.

O mundo precisa rever o conceito de evolução. Há quem considere evoluídos aqueles países que comandam o mundo com ameaças nucleares, com poderio militar, batalhas constantes e uma economia forte. Para resolver essa equação, é só voltarmos no tempo, na época das cruzadas, onde os povos brigavam por terra e poder, então por uma questão de lógica podemos supor que: depois de tudo isso que foi discutido, quem luta atualmente por terra e poder é ou não evoluído?

Essa é uma boa pergunta, não traz uma resposta pronta, ela deve ser respondida de acordo com a lógica da evolução.

* Esse texto é um artigo de opinião do colunista e pode não representar a posição do portal Mais Minas sobre o assunto.

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: