21.4 C
Belo Horizonte
segunda-feira, 6 fevereiro 2023

Flávio L. Barbosa
Flávio L. Barbosahttps://flaviolbarbosafl.wixsite.com/escritor
Nascido em São Paulo – Capital, atualmente com 56 anos de idade, o autor é psicólogo clínico, tem especialização em psicanálise pela Universidade Federal de São Paulo e também é formado em letras. Trabalhou durante anos como professor universitário e atua como escritor. Começou sua carreira escrevendo livros técnicos, mas atualmente escreve contos voltados ao terror psicológico. Através de uma escrita irreverente e crítica, gosta de escrever a respeito de temas como; alienação, pensamento crítico e sociedade.

Lei da ação e reação

Nos últimos anos estamos presenciando vários eventos estranhos, tsunamis, terremotos, enchentes, furacões, queimadas, vírus entre outros. Uma boa parcela da população mundial acredita que chegou o tão famigerado apocalipse, outro grupo acredita que são eventos naturais que estão ocorrendo de forma ocasional, eu acredito que todos esses eventos, incluindo a pandemia, estão relacionados com as nossas próprias ações do passado, é a terceira lei de Newton, toda ação gera uma reação.

- Participe da comunidade do Mais Minas no WhatsApp e seja o primeiro a ser informado de novas notícias. CLIQUE AQUI PARA ENTRAR.


É curioso ouvir pessoas mais velhas como eu, das décadas de 40 a 90, comentarem a respeito de valores, como se antigamente não acontecesse nada, como se a vida fosse mais tranquila e houvesse mais respeito e dignidade humana. É fato e a ciência já comprovou, que todos esses eventos naturais catastróficos que estão ocorrendo em nosso planeta, são oriundos da irresponsabilidade, hostilidade e indiferença das pessoas que viveram em épocas passadas.

Certa vez fizeram a seguinte pergunta a Dalai Lama: o que mais te surpreende na humanidade? Ele virou pacientemente para a pessoa e respondeu: o homem me surpreende! O homem é o único ser que gasta metade de sua vida perdendo a saúde para juntar dinheiro, e depois vive a outra metade da vida gastando todo dinheiro que conquistou para recuperar a saúde perdida, e ainda completou: pelo fato do homem focar toda a ansiedade no futuro, esquece de viver o presente e acaba se perdendo em sua existência, vive como se nunca fosse morrer, e morre como se nunca tivesse vivido. Não há nada de errado com a juventude de hoje, tudo o que vivemos atualmente é simplesmente um reflexo do nosso passado, as catástrofes naturais são respostas do nosso planeta que já não aguenta mais tanta devastação por tantos anos consecutivos, é a famosa lei de ação e reação. Estudos recentes mostram que tudo o que vem ocorrendo no mundo nos últimos anos, têm sua causa devido a destruição da camada de ozônio da terra, que começou a ser dizimada justamente em épocas passadas, e que somente agora está mostrando o resultado negativo.

É óbvio que a população mais jovem tem sua parcela de responsabilidade, afinal ela será responsável em corrigir os erros cometidos antigamente, muitos deles irreversíveis, onde se achava que o mundo era melhor. A única lição que realmente deve ser aprendida e que não podemos mais fugir, é que toda ação gera uma reação, positiva ou negativa, depende de nós.

* Esse texto é um artigo de opinião do colunista e pode não representar a posição do portal Mais Minas sobre o assunto.

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: