Menu

Com apoio da Fábrica dos Sonhos, São Lourenço lança metas para transformar a cidade mais inteligente e sustentável

De acordo com o Instituto, cidades inteligentes devem seguir os princípios da legalidade, com foco em quatro pilares
27/11/2022 às 12:53
Tempo de leitura
3 min
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Na semana do dia 21/11 até o dia 26/11, a cidade de São Lourenço – MG recebeu diversas atividades e oficinas, além de consultoria do Instituto Smart Citizen, que reuniu lideranças da cidade para traçarem metas de desenvolvimento sustentável para a cidade. A consulta foi contratada pela Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia das Águas, em parceria institucional com o CREA-MG (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). A ONG Fábrica dos Sonhos foi convidada para fazer parte da iniciativa e irá atuar no apoio ao processo de planejamento dos indicadores das cidades inteligentes.

O que são esses indicadores?

De acordo com o Instituto, cidades inteligentes devem seguir os princípios da legalidade, com foco em quatro pilares: melhoria de qualidade de vida do cidadão, melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, promover projetos que atendam critérios de sustentabilidade (meio ambiente, social e geração de emprego e renda) a curto, médio e longo prazo e garantir o desenvolvimento do cidadão para o exercício da cidadania e do exercício profissional. Tudo isso que foi trazido, está garantido na Constituição Federal de 1988, nos artigos 6, 36, 182, 207 e 225.

Por que a Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia das Águas contratou a entidade?

Em entrevista concedida à rádio local, Juan Lopes, presidente da associação, afirma que as oficinas e cursos ministrados são um presente da mesma para toda a cidade. O objetivo é traçar uma meta conjunta, onde todos possam participar com um único propósito: crescer a cidade como um todo. A diretora executiva da Fábrica dos Sonhos, Myrian Castello, afirma que a oportunidade é única para reunir líderes de todas as áreas, trabalhando em conjunto para transformar o município.

Nos dias 25 e 26, a Câmara Municipal abriu as portas para receberem líderes de diversas áreas, como membros da prefeitura, vereadores, poder judiciário e lideranças comunitárias, cerca de 60 profissionais engajados. Com o auxílio de dados e indicadores levantados, foram traçadas metas que a cidade deverá cumprir nos próximos meses, para alcançar o objetivo final.

Agora é hora de colocar a mão na massa. A Fábrica dos Sonhos irá apoiar também a iniciativa e conta com todos os civis para também engajarem na luta. O objetivo é um só: transformar São Lourenço em uma cidade inteligente e sustentável.

COMENTÁRIOS