Menu

O que você quer ser quando crescer? Conheça os sonhos de alguns jovens

Recebemos essa pergunta com bastante frequência quando estamos no caminho para a vida adulta. Desde criança, até o término do ensino médio, as pessoas nos perguntam o que imaginamos ser quando crescermos.
05/12/2022 às 16:58
Tempo de leitura
3 min
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Recebemos essa pergunta com bastante frequência quando estamos no caminho para a vida adulta. Desde criança, até o término do ensino médio, as pessoas nos perguntam o que imaginamos ser quando crescermos. Não existe regra, não há uma idade correta ou muito menos algo que seja mais comum. O que acontece é que cada um tem o seu sonho, tem o seu desejo e eles precisam só de uma ajuda para o pontapé inicial. São diversas formas de se dar início a um sonho. A discussão é ampla e complexa. Mas a Fábrica dos Sonhos, organização do estado civil localizada em São Lourenço – MG, mostra uma dessas formas com um programa voltado para jovens que possuem um sonho. Através de mentoria e incubação, seus projetos são ouvidos e trabalhados de forma única.

A organização apoia, defende e desenvolve jovens a buscarem seus próprios sonhos, estendendo a mão e oferecendo cursos que desenvolvem suas capacidades empreendedoras. Conheça alguns deles no vídeo abaixo.

Programa Jovens Sonhalizadores

YouTube video

Neste ano, o programa recrutou 20 jovens, escolhidos após um processo seletivo, que consistia na apresentação do projeto/sonho e uma entrevista. Com o passar dos meses, foram oferecidas diversas palestras e atividades com o foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Tudo isso, graças ao Fundo Movimento Bem Maior e parcerias como, por exemplo, o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Instituto Phi (organização social que promove a transformação através da filantropia).


No decorrer dos últimos seis meses, esses jovens também receberam visitas com especialistas, apresentaram seus projetos para escolas e universidades, viajaram para São Paulo e Belo Horizonte, onde conheceram de perto outros empreendedores. Um verdadeiro curso completo de capacitação, que, ao final do programa, o jovem que mais se destacar vai junto com a Fábrica dos Sonhos até Barcelona, Espanha, em 2023, para participar de uma conferência com outros jovens de outros projetos ao redor do mundo.


Portanto, não se compare com algum caso isolado. Tente tirar da cabeça o pensamento: “tal pessoa conseguiu o que queria aos 16 anos de idade e eu ainda estou aqui pensando o que vou ser…”. Difícil tarefa, quando não se tem apoio. Porém, a Fábrica dos Sonhos acredita fielmente em cada caso, em cada sonho e em cada indivíduo. Seu sonho pode ser escrever o próprio livro e vê-lo publicado, ou ver as escolas da sua cidade oferecendo tratamento psicológico gratuito para alunos. Não importa o tamanho dele, a Fábrica confia nele. Não existe sonho mais importante que outro. Existe o seu sonho e se ele é importante pra você, ele é importante para a Fábrica dos Sonhos.

COMENTÁRIOS