23.3 C
Belo Horizonte
domingo, 4 dezembro 2022

Marcelo Silva Camêlo
Marcelo Silva Camêlo
Marcelo Silva Camêlo. Jornalista formado pela Uni-BH, assessor de comunicação e imprensa, estudioso da área da comunicação, curioso e voluntário nas horas vagas, pela ONG Fábrica dos Sonhos e Mãos de Assis.

ONG de São Lourenço – MG ajuda pessoas a conquistarem seus sonhos

Nascida em 2013, através da idealizadora e Diretora Executiva Myrian Castello, que em conjunto com outros estudantes de engenharia deram início à hoje conhecida como Fábrica dos Sonhos, que desde 2016 se estabeleceu como organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Com sua sede física localizada em São Lourenço – MG, cidade que faz parte do circuito das águas, a ONG trabalha para que o sonhar seja um direito de todas as pessoas, um direito humano e o 18º objetivo de desenvolvimento sustentável da ONU.

Para conseguir realizar seu objetivo, a instituição apoia os sonhos das pessoas por meio de projetos, campanhas e outras diversas atividades. Todas elas seguindo os indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os programas acontecem tanto na cidade sede da organização, quanto pelo Brasil e mundo afora, através da colaboração com outras instituições. Já contam com um currículo bastante vasto, tendo parcerias, atividades e campanhas em 13 países, com aproximadamente 120 projetos apresentados e mais de 10 mil pessoas impactadas diretamente.

A metodologia utilizada para fazer isso consiste em quatro palavras que começam com a letra “D”: Descobrir, Despertar, Desenvolver e Decolar. Primeiramente, busca-se entender o que nos move, o que queremos, quais são nossas necessidades individuais e coletivas, nossos sonhos, valores e talentos. Após isso, mapeiam-se as habilidades e recursos necessários e são planejadas ações para começar a realizá-las. A parte de desenvolver é onde se encontram inspirações e parcerias para ajudar nesse processo. E finalmente superar nossos desafios, praticar características empreendedoras, dar os passos para realizar o sonho, além de evoluir e sempre começar um novo ciclo de descobertas.

Apoiada em valores como: transformação, aprendizado e conexão, a Fábrica dos Sonhos desenvolve projetos com parcerias com intuito de ampliar as atividades educacionais, promoção de educação de qualidade, desenvolvimento de culturas locais e de povos tradicionais, promoção da saúde, proteção do meio ambiente, combate à pobreza, consumo consciente, igualdade social e de gênero, atenção à mulher, à população negra, ao idoso e atenção à criança e adolescente. Tudo isso através do trabalho incessante dos seus voluntários e parceiros e sempre com o intuito de que mais pessoas possam sonhar e ter oportunidades.

+ Apoiando e cuidando de pessoas de várias formas: Conheça a Mãos de Assis

Alguns projetos e conquistas

Dentre tantos projetos e programas realizados, um que merece maior destaque foi o projeto realizado em conjunto com o comitê de Cultura de Paz de São Vicente – SP, e a Secretaria de Educação de São Vicente que a Fábrica dos Sonhos teve a oportunidade de participar do 8º UNAOC – Commit for Dialogue, um congresso realizado pela ONU em Nova York em 2018, sobre cultura de paz.

Nos últimos anos, mesmo com o avanço da pandemia do COVID-19, a organizaçãocontinuou firme e com muita criatividade e empenho segue com sua agenda de projetos. No que tange às mulheres, a frente de trabalho ‘Mulheres que sonham: Direito de sonhar para mulheres’ cria uma revolução com base na sororidade e na realização de sonhos individuais e coletivos de mulheres. O grupo oferece oficinas e projetos tais como: Mulheres Sonhadoras, Círculo de Soñadoras, Café com Empreendedoras e Círculo de Mulheres. O Grupo também está desenvolvendo um projeto para redução da pobreza menstrual na geração de renda. O objetivo é colaborar com a participação feminina na construção de uma sociedade justa e igualitária. Os programas são focados na geração de renda e atendimento integral para mulheres de todas as idades moradoras de pequenas cidades. Trabalha-se para que a violência à mulher seja erradicada, através de cursos, palestras e reuniões empoderando mulheres e dando suporte para que seus sonhos sejam realizados.

Outra frente de trabalho é a ‘Educação Transformadora – Direito de Sonhar – Educação, Jovens e Minorias’. Através de projetos contemplados com parcerias com as Secretarias de Educação, Diretorias de escolas e outras organizações, a Fábrica dos Sonhos leva seus programas a diversos países por uma educação mais humana. Um dos projetos de educação, o ‘Educadores e Jovens’ conta com oficinas que são realizadas dentro das secretarias, escolas e universidades. Trabalhando a capacitação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais do público alvo, com conexão e cooperação. A ‘Educação Política Apartidária’ é mais um projeto dessa frente. Em parceria com o Politize!, organização parceira, são realizadas atividades com o objetivo de formar novos multiplicadores e também conscientizar sobre nossos direitos e deveres no papel de cidadãos. Já a ‘Escola Pra Vida’ conta com oficinas e aulas abertas para a sociedade, com voluntários dispostos a transformar a educação ao público em geral, levando oportunidades para mais lugares e pessoas.

Ainda dentro dessa frente de trabalho, a Fábrica dos Sonhos realizou, em parceria com o Sebrae-MG (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o projeto chamado ‘Jovens Empreendedores’. Visando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e empreendedoras, que são as mais pedidas no mercado atual. Muito além das técnicas de empreendimento, a ONG preza muito pelo fomento dessas competências junto aos jovens com que se acompanha. O programa teve como objetivo reduzir a evasão escolar, que acontecia nas instituições de ensino do sul de Minas em época pandêmica. Direcionado ao público de 14 a 18 anos, a iniciativa gerou bons resultados em diversas cidades e o Sebrae já estuda a possibilidade de abrir novas turmas no ano de 2023. 

O vídeo curto abaixo mostra um pouco desse projeto:

Por último, mas não menos importante, o ‘Jovens Sonhalizadores’ é um projeto especialmente direcionado a jovens de 16 a 25 anos e que tenham uma ideia que pode transformar sua escola e a sua comunidade. O programa é apoiado pelo fundo Futuro Bem Maior e Instituto Phi e já passou por fases importantes onde entrevistaram mais de 40 jovens que fizeram inscrição. A banca avaliadora escolheu as ideias mais pertinentes, através de um processo seletivo, e os aprovados já tiveram o primeiro contato presencial com a ONG através dos pais, que foram até a sede conhecer quem está por trás da campanha. A engenheira Anna Carolina Martins, que é voluntária e participa ativamente dos projetos da Fábrica dos Sonhos afirma: “Foi emocionante ver o apoio dado aos jovens nessa jornada e a felicidades de seus responsáveis em vê-los sonhando, buscando realizar seus sonhos e participando de uma oportunidade tão incrível como esta”. Os selecionados terão a chance de receber um capital semente para compra de materiais e contratação de serviços para realização de seus projetos e ideias, além de participar de um curso completo de seis meses, onde receberão palestras, aulas e oficinas sobre empreendedorismo e acompanhamento integral. O objetivo é estimular e apoiar iniciativas que contribuam para melhorar a realidade nas escolas e comunidades, repensando o futuro que se quer para os jovens. “O Programa Jovens Sonhalizadores foi um projeto do qual eu descobri um mar de possibilidades para eu seguir com meus sonhos, além de ter ampliado minha visão social e profissional inserida em minhas vivências.” afirma João Leônidas, 18 anos, participante da primeira edição do programa.

A Fábrica dos Sonhos segue viva até hoje graças ao trabalho incansável de seus voluntários, que doam seu tempo, talento e boa vontade para participar das ações e mobilizações referentes à instituição. A ideia é permanecer buscando melhorias, implementando novos projetos e sempre com o intuito de fazer as pessoas sonharem e acreditarem nas suas ideias. Se você tem alguma dúvida sobre a ONG, ou gostaria de conhecer um pouco mais sobre, clique AQUI e navegue pela página da organização.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: