Menu

Onde obter informações SEGURAS sobre a situação atual do COVID-19 em nosso país?

28/03/2020 às 11:30
Tempo de leitura
3 min

Em tempos de mudanças rápidas e excesso de informação como estamos vivendo atualmente, especialmente em virtude da pandemia mundial do Coronavírus, mais do que nunca é essencial ter informações de qualidade. Infelizmente muitas pessoas repassam notícias falsas e informações duvidosas, que mais servem para confundir e angustiar ainda mais todos nós.

Pensando nisto quero deixar aqui algumas fontes oficiais onde você pode obter informações seguras e precisas.

  • Ministério da Saúde:

Órgão do setor governamental responsável pela administração e manutenção da Saúde pública do país. É dele que vem as principais direções que o SUS tem adotado para o controle da pandemia.

Site:  https://saude.gov.br/
Instagram: @minsaude

 

  • Instituto de Infectologia Emílio Ribas

Hospital de Infectologia de São Paulo, pioneiro em pesquisas no setor e referências no tratamento de doenças infecto-parasitárias. Eles tem feito um ótimo trabalho em divulgar informações de qualidade.

Site: http://www.emilioribas.sp.gov.br/
Instagram: @instemilioribas

 

  • Sites das Prefeituras e Governos Estaduais

Tanto as Prefeituras quanto o Governo dos Estados estão empenhados em conter a transmissão do COVID-19 e embora cada Município e Estado tenha seu gestor próprio e realidades distintas, há uma direção comum no sentido de compartilhar informações oficiais e reforçar a importância do isolamento social, neste momento.

Site do Governo de Minas Gerais: https://www.mg.gov.br/
Instagram: @governomg

Site da Prefeitura de Belo Horizonte: www.pbh.gov.br
Instagram: @prefeiturabh

 

  • Sociedade Brasileira de Infectologia

Instituição que reúne médicos infectologistas de todo Brasil. O site está mais desatualizado, mas eles tem postado informações muito importantes sobre o COVID-19 no Instagram, vale a pena seguir

Site: https://www.infectologia.org.br/
Instagram: @sbinfecto

É possível também obter muita informação boa nos grandes veículos de imprensa e na mídia em geral, mas priorize sempre grandes portais e fontes tradicionais que você já conheça.

Se você recebeu pelas redes sociais alguma notícia sobre o COVID-19 que te deixou em dúvida, lembre-se de checá-la antes em um dos sites oficiais acima ou nos veículos de mídia que você confie.

Infelizmente pessoas má-intencionadas têm aproveitado o momento para alarmar ainda mais a população, inclusive muitas com objetivo de promover golpes. Portanto, cuidado com a informação que você consome neste momento!

E lembre-se da dica maior: não fique colado na TV ou lendo as notícias na internet o tempo todo, isto só te deixará mais ansioso. Atualizar-se em boas fontes uma ou duas vezes ao dia já basta: aproveite seu tempo cuidando da sua saúde física, mental e produzindo, ainda que de casa! Vamos passar por tudo isto, mas precisamos fazer a nossa parte e se apoiar em informação de qualidade agora faz toda a diferença!

Forte abraço virtual e até breve!

 

Vanessa Barreto Fassheber – CRP 04/24259

Psicóloga, Especialista em Saúde Mental, Educação em Saúde e Mestre em Ciências da Saúde

Procuro trazer um novo significado para as vivências e emoções do passado, buscando o bem estar no momento presente.

Instagram: @vanessafassheber
E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS