Um ano novo inteiro pela frente: como, enfim, tirar os planos do papel?

Olá, pessoal, tudo bem com vocês?

Espero que tenham passado bem a virada de ano e que estejam em segurança e com boa saúde!

Que ano difícil!  Pandemia, dúvidas, incertezas, isolamento. Um tanto de planos que precisaram ser refeitos, às pressas. Empresas que passaram a operar 100% de modo remoto, comércios fechados, pessoas perdendo suas fontes de renda, outras adoecendo. Um ano, sem dúvida, que entrará para a história de muitos de nós!

Hoje eu quis dividir com vocês algumas palavras de esperança. Estudos e mais estudos apontam a proximidade de uma (ou várias) vacinas, as escolas já estão se adaptando ao ensino remoto, empresas idem. Apesar de todas as adaptações, é fato que muitos dos planos que foram feitos para 2020 inevitavelmente precisaram ser adiados.

Claro que entendo que muita coisa ainda terá que esperar, seja pela inviabilidade mesmo, seja por recursos financeiros, mas gostaria de propor que você utilize este início de 2021 para revisitar seus sonhos e planos.

Vamos fazer um breve exercício?

Pegue uma caneta e um papel. Se preferir, pode fazer num arquivo digital também, no seu computador, ou celular. Vamos ao passo a passo:

  1. Liste tudo aquilo que você gostaria de deixar no ano de 2020. Aqui você pode descrever hábitos, rotinas, pessoas, etc. que você não quer levar na sua vida daqui por diante. Importante: concentre-se em listar apenas aquilo que está em suas mãos mudar, não adianta incluir a pandemia, por exemplo. Claro que queremos muito que ela fique para trás, mas não está apenas nas nossas mãos, de modo individual, fazer esta escolha.
  2. Liste tudo aquilo que você quer inserir em 2021 na sua vida ou já inseriu em 2020 e quer manter. Atividade física? Estudar algo? Desenvolver um novo hobbie? Quanto mais específico, melhor!
    Exemplos: “Quero aprender a tocar violão” ou “ quero fazer mais caminhada”.
  3. Ok. Já temos em mente o que você quer deixar para trás e o que você quer implementar e/ ou reforçar. Agora vamos eleger as prioridades, pegando a lista de 2021 e organizando-a em ordem do que é mais importante para o que é menos importante. (Não se trata de dizer que o último item não é importante, aqui vamos apenas eleger prioridades para facilitar o trabalho, ok?).
  4. No 4º e último passo deste exercício, vamos analisar item a item qual a viabilidade de cada objetivo. É possível implementá-lo já? Se não for, o que você precisa para fazê-lo? Em quanto tempo? Como você pode obter os recursos para colocar o desejo em ação? Definindo as prioridades (o quão urgente é) e a viabilidade (a possibilidade real de fazer, agora) , ficará mais fácil saber por onde começar.

COMECE PELO QUE ESTÁ MAIS À MÃO. Apenas vá e faça, com o recurso que você tiver no momento. Dia após dia. É assim que construímos bons hábitos e tiramos planos e sonhos do papel. De tijolo em tijolo. Não existe atalho, nem fórmulas mágicas. Existe planejamento, organização e perseverança.

Comprometa-se com você mesmo e cuide-se neste 2021! Faça acontecer seus sonhos, do jeito que der, com os recursos que tiver. Apenas vá!

Eu desejo a todos vocês um ano incrível!