Menu

Confira os principais lançamentos de discos no rap nacional, em outubro

03/11/2020 às 06:30
Tempo de leitura
5 min
Edi Rock - Foto: Divulgação
Edi Rock - Foto: Divulgação

Com um ritmo mais lento que os últimos meses, outubro entregou bem menos lançamentos do que esperávamos. Contudo, foi um mês bem diverso musicalmente. Para se inteirar sobre os discos lançados neste período, confira agora a matéria que fizemos destacando todos esses trabalhos:

Knust: Madrugada Fria

– Lançado dia 02/10

– Cinco faixas

– Feats: Kamaitachi, Luiz Lins, Hiosaki e Lil Chainz

Entrando em uma nova fase musical, Knust acaba de lançar o EP Madrugada Fria, que traz diversas referências do lo-fi hip hop. Kamaitachi, Luiz Lins, Hiosaki e Lil Chainz fazem participação no projeto, que tem uma pegada um pouco melancólica e introspectiva, bem similar aos lo-fis que fazem sucesso no YouTube. Quem produz esse disco é CMK Beats. Em breve sairá uma entrevista aqui na coluna falando mais detalhadamente deste trabalho, fiquem de olho. 

YouTube video

Juyè: Do Desapego ao Amor

– Lançado dia 09/10

– Dez faixas

– Feats: Laura Sette, DJ Cinara, CHS, Thiago Jamelão e mais

Do Desapego ao Amor é o primeiro álbum da carreira de Juyè. Neste trabalho, a cantora de 25 anos conta um pouco de sua trajetória emocional nos últimos anos e fala de temas como resiliência, reconhecimento de erros e seu aprendizado com eles, luto, término de relações e mais. Tudo sob a ótica da artista, que voltou a gravar após um momento complicado em sua vida, onde teve que lidar com o falecimento de seu primeiro filho. Caso queiram saber um pouco mais sobre as faixas, e entender a mensagem por trás de cada uma delas, recomendo vocês darem uma olhada no Instagram da Juyè, que explicou em uma série de posts o que cada uma das músicas representava. O disco conta também com algumas participações, entre elas a dos rappers CHS e BK, que também integram o selo Pirâmide Perdida, responsável pelo lançamento de Do Desapego ao Amor

YouTube video

X Sem Peita: Swarovski

– Lançado dia 01/10

– 11 faixas

– Feats: Chris MC, Sidoka e Djonga

Está nas ruas Swarovski, o novo disco do X Sem Peita. Muito aclamado na cena underground, o grupo – que é composto por Bill e Breno Ra (Foguim) – já está na pista há cerca de dois anos. Os mineiros já haviam lançado, em 2018, uma mixtape que levava o nome do grupo no título. Agora, neste novo trabalho, os rappers retornam com um álbum de 11 faixas e com participações de alguns dos principais nomes do rap de Minas Gerais: Sidoka, Djonga e Chris. Os beatmakers Weeze Cooker, Luiz Brasil, SMU, Juce Rock e Coyote assinam a produção do projeto. 

YouTube video

Edi Rock: Origens Parte 2 – Ontem, Hoje e Amanhã

– Lançado dia 23/10

– 15 faixas

– Feats: MV Bill, Flacko, Morcego, Thiaguinho e mais 

Um dos maiores letristas do rap nacional, Edi Rock está apostando pesado em sua carreira solo. No fim do mês passado, o rapper soltou a segunda parte do disco Origens, lançado originalmente em agosto de 2019. Neste novo volume, mais 15 faixas e diversos feats de peso. Bem eclético, este trabalho traz a participação de alguns rappers da nova escola, como Flacko, Lourena e Morcego, e mescla com a experiência de nomes renomados da música brasileira, como MV Bill, Sombra (SNJ) e Thiaguinho. Confira aqui a matéria que fizemos com o Edi Rock, no ano passado, falando sobre a parte um deste projeto. 

YouTube video

1Kilo: Em Busca do Ouro

– Lançado dia 23/10

– Cinco faixas

– Feats: Kant e PK

A 1Kilo está de volta. Após fazer um estrondoso sucesso nos anos de 2017 e 2018, o grupo carioca deu uma sumida nos últimos tempos e precisou passar por uma grande reformulação, após diversas polêmicas envolvendo pagamentos e a saída de vários membros da empresa. Pelé, MZ, Junior Lord e DoisP são os MC’s que compõem a nova formação do coletivo. Com cinco faixas, o EP Em Busca do Ouro vem para abrir as portas para esta nova fase. Os rappers PK e Kant também participam do projeto.

YouTube video

Sidoka: Espelho Infinito

– Lançado dia 31/10

– 13 faixas

– Feats: Zemaru, Pexande e Dogor

Máquina de produzir músicas, Sidoka acaba de soltar Espelho Infinito, o seu novo disco. Este é o quarto lançamento do rapper no ano, que já havia lançado anteriormente os EP’s Futuruz e Manda Esperar, e o álbum Merci. O projeto de 13 faixas traz a participação de apenas três artistas: Zemaru, Dogor e Pexande. Com exceção de Replay, que já havia sido lançada com clipe, em setembro, todas as tracks do disco são inéditas.

YouTube video

ManoWill: Convite

– Lançado dia 30/10

– Seis faixas

– Feats: Ashira, Florence, Zemaru, De Leve e mais

Integrante do coletivo Sound Food Gang, do interior de São Paulo, o rapper ManoWill lançou, no final de outubro, Convite, o seu novo EP. Segundo palavras do próprio artista, em uma postagem nas redes sociais, este trabalho parte das ruas de São Paulo, do itinerário urbano, das rodovias que ligam as cidades e dos becos e vielas que ligam as favelas. “Convite é a compreensão sobre estar junto, para vivenciar o mundo, o tempo e a arte de Mano Will e seus convidados, que estão convidando vocês”, complementa ele na publicação. CrimeNow, Gui Beats, DJ Buck, O Adotado (niLL) e DJ Tadela são os responsáveis pelos beats do projeto, que conta com os feats de Ashira, Florence, Zemaru, De Leve, Chinv, LK O Marroquino e Sergio Estranho.

YouTube video
COMENTÁRIOS
Última atualização em 03/11/2020 às 13:04