Menu

Hoje, 07 de janeiro, é o dia do leitor

07/01/2020 às 23:11
Tempo de leitura
2 min

Hoje, 07 de janeiro, é o dia do leitor. A data foi criada em homenagem à fundação do jornal cearense “O Povo”, criado em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.

Existem muitas razões para ler, principalmente porque é uma maneira de conhecer histórias fantásticas e “escapar” da realidade por um tempo. Em outras palavras, ler é extremamente divertido e traz benefícios ao corpo e à mente.

Um dos benefícios mais óbvios da leitura, por exemplo, é que você obtém um vocabulário maior e tornar-se melhor na formulação de textos, simplesmente porque você encontra palavras diferentes facilmente. Ter um vocabulário amplo, ser analítico e bom em escrever é algo que você precisa durante toda a sua escolaridade e na sua vida profissional.

Há também mais benefícios para a saúde a longo prazo na leitura de livros. Uma delas é que o risco de Alzheimer é reduzido. De acordo com o neurologista André Matta, professor de neurologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), a área do cérebro responsável pela leitura está intimamente ligada à região da memória, da visão e da linguagem falada.

Um benefício à saúde imediato e a longo prazo é que a leitura reduz o estresse. O estresse não é bom no momento e se torna especialmente prejudicial se você ficar estressado por um longo período. Portanto, é importante encontrar métodos que ajudem a reduzir o estresse na vida de alguém. A leitura é uma das atividades mais eficazes para reduzir o estresse.

Por esses e muitos outros motivos, é especialmente bom ler um livro antes de ir para a cama. Para ter uma boa noite de sono, é importante que você deixe seu cérebro e corpo relaxarem um pouco antes de ir para a cama. Ler um livro é a atividade perfeita para deixar a mente descansar e nos preparar para dormir.

Feliz dia do leitor!

COMENTÁRIOS