Menu

Como reter os talentos da sua empresa?

07/04/2017 às 21:16
Tempo de leitura
3 min

Você sabe Como Reter os Talentos da Sua Empresa? Pesquisas mostram que a cada dia que passa fica mais difícil para as empresas manter aqueles profissionais que são a “prata da casa”. Muitos trocam de emprego por causa do salário e benefícios ofertados pela concorrência, mas não é só isso! Alguns outros fatores contribuem (e muito) para que os profissionais troquem de camisa.

Fatores que contribuem para a perca de talentos de uma empresa

Listamos abaixo alguns pontos que podem ser primordiais para que um funcionário talentoso troque de empresa:

1 – Falta de oportunidade para crescer na empresa.  Se o profissional não tem oportunidade de fazer uma carreira na empresa onde está, ele com certeza, irá buscar outra empresa que possa oferecer chances de crescer.

2 – Falta de investimento em treinamento. Todo mundo tem necessidade de aprender coisas novas, de melhorar a forma de atuar. Empresas que não investem em treinamento perdem a oportunidade de melhorar a qualificação de sua mão de obra e de manter este funcionário na casa.

3 – Falta de estabilidade no emprego. Empresas que não conseguem fazer a gestão do negócio dando ao colaborador a confiança necessária para realizar o trabalho, estão destinadas a perdê-lo para outra que oferte isso a ele.

4 – O colaborador não gostar do que faz ou não sentir que seu trabalho é importante.

5 – Falta de condições de trabalho. Pode ser falta de recursos como ferramentas, tecnologia, ambiente limpo e seguro, falta de estrutura gerencial.

6 – Gestores que não sabem lidar com a equipe. Não sabem tratar os colaboradores com respeito, educação, não sabem orientar como o serviço deve ser realizado e tampouco demonstram preocupação com o bem estar dos funcionários.

7 – Falta de objetivos. Empresas precisam ter metas e estas devem ser muito claras para os colaboradores. Um time não pode entrar em campo sem conhecer as regras do jogo.

8 – Falta de comprometimento do grupo para a realização do trabalho. Se não existe respeito e companheirismo entre os colegas de trabalho, fica difícil atingir os objetivos.

9 – Falta de um sistema de recompensas e de punições. Todo mundo gosta de ser reconhecido e valorizado. Reconhecimento não é dinheiro. Reconhecimento pode ser um elogio, uma carta de agradecimento, um certificado de Honra ao Mérito. Punir quem erra também pode ajudar a melhorar os resultados. Um bom Código de Ética deixa as regras claras para todo mundo.

10 – Salários e benefícios. Num mercado tão competitivo, a prática é pagar o salário de mercado, ou seja, o que é praticado pelas empresas da região. Para os benefícios, o raciocínio é o mesmo. Plano de saúde, cartões alimentação, bolsa de estudos são diferenciais que atraem os profissionais de diversos segmentos.

Heliene Margareth Silva Vieira, sócia da HVH Consultoria Empresarial

COMENTÁRIOS
Última atualização em 26/04/2023 às 01:07