Como ser um bom vendedor?

Toda empresa precisa de um profissional experiente em vendas, mesmo que elas aconteçam de forma passiva. Ou seja, uma pessoa que atue nesta área tem grandes chances de sempre ter vagas disponíveis no mercado. Porém, para se destacar é importante entender como ser um bom vendedor.

Não existe uma fórmula matemática para se transformar em um mestre em vendas, nem cursos de graduação. Mas você pode sim se tornar um profissional de alta performance.

A primeira coisa que leva uma pessoa a decidir por essa área é a alta demanda no mercado. Afinal, sempre existe uma vaga disponível e novas oportunidades com excelentes comissões e bonificações.

Essas gratificações são acompanhadas de pressão, necessidade de atualização, ansiedade, reuniões desgastantes e outros probleminhas e exigências que fazem parte do fluxo e do funil de vendas.

Para te ajudar nessa jornada, abaixo separei algumas dicas essenciais que vão te guiar para encontrar as qualificações necessárias para ser um bom vendedor. Vamos lá!?

Leia também: Senac lança curso sobre vendas online

Por onde começar?

Algumas pessoas nascem com o dom das vendas, mas outras são capazes de conquistar essa habilidade com muito treinamento, palestras e demais qualificações.

Se você não nasceu com o dom, como buscar essa habilidade? Se estiver em busca de uma graduação, existem cursos de marketing e de administração que vão te auxiliar no conhecimento do produto, do mercado, entendimento do negócio e de gestão.

Porém, um vendedor de sucesso não precisa de uma formação específica. Ele deve ter perseverança, cuidado e treino, muito treino.

Este treinamento deve ficar em aperfeiçoamento as habilidades e técnicas de vendas. O profissional vai aprender como atrair e como conquistar a confiança do cliente. Dominando estas práticas, ele terá uma carreira de sucesso.

Bons vendedores não planejam apenas cada venda, eles olham o negócio como um todo. Essa habilidade é algo que pode e deve ser desenvolvida em todos os profissionais.

Características do bom vendedor

O profissional que deseja se destacar precisa adotar postura de sucesso! Precisa participar ativamente de cursos e treinamentos de vendas que desenvolvam conhecimentos, habilidades e atitudes.

Fazer capacitações é fundamental para que ele alcance a tão sonhada alta performance. Um bom vendedor não tem preguiça ou pensa que já possui todas as habilidades. Ele busca sempre uma nova atualização, já que o mercado é muito dinâmico e sempre sofre mudanças.

Capacitações que envolvam temas como inteligência emocional, habilidade de negociação, persuasão e técnicas de comunicação são essenciais para o vendedor de sucesso.

Técnicas de negociação, gestão do tempo e de pessoas são temas importantes na vida deste profissional. Normalmente, grandes vendedores ganham mais que seus gerentes, pois batem as metas e alcançam resultados, o que possibilita uma renda extra ao final do mês.

Ter boa oratória vai te ajudar a tratar de forma clara e transparente com o seu cliente. Essa é outra habilidade que deve ser sempre aperfeiçoada!

Que vendedor você quer ser?

No mercado existem três tipos de vendedores:

  • Os ruins, que preocupam apenas com o salário no final do mês;
  • Os medianos, que geralmente estão atrás do balcão esperando o cliente chegar;
  • Os brilhos nos olhos, que buscam e atraem os seus clientes. Estes são os que alcançam a alta performance.

Para chegar neste terceiro nível, é preciso saber mais do que seu cliente e encantá-lo. Mas essa missão não é nada fácil, já que ele está munido de várias informações e a concorrência é bem acirrada. Para se destacar, é preciso entender bem dos processos que envolvem uma venda consultiva.

Vendedores de sucesso precisam criar estratégias de adaptabilidade e fidelização do cliente, despertar o desejo de compra no consumidor, entender como aquele produto agrega valor, os benefícios e, acima de tudo, devem se relacionar, respeitar aqueles que chegam a você, visando sempre sua satisfação.

É a partir desse relacionamento construído na base da confiança que o cliente se sente confortável em tornar-se fiel ao seu negócio.

Um bom vendedor é aquele que gostaria de ser atendido por ele mesmo. É aquele que vende com emoção, com envolvimento e que aprecia o prazer de mais uma conquista a cada novo contrato assinado.

Conhecimento de causa

Um vendedor bem preparado sabe tudo sobre o produto ou serviço ofertado. Ele conhece bem a empresa e as áreas envolvidas no processo de entrega ao cliente.

Todas as informações da empresa são conhecidas por ele, tais como missão, visão, objetivos, além do tipo de cliente desejado, parceiros, patrocinadores, todos os envolvidos na cadeia de ação do seu negócio e tem didática para transferir todas esse conhecimento ao consumidor.

Uma empresa sempre se preocupa em ter bons vendedores para ampliar a sua participação no mercado e também como forma de reter clientes. Uma venda feita na base das mentiras vai representar problemas e cancelamentos futuros, o que não é bom para a imagem desta instituição.

Bons vendedores são estratégicos, são aqueles que captam a necessidade do cliente e oferecem o produto certo. No mercado competitivo, a qualidade não é mais diferencial na venda, o que vai fazer o consumidor escolher entre uma ou outra empresa é a habilidade de argumentação e também o atendimento oferecido a ele.

Por isso, use cada venda não concluída como aprendizado para aperfeiçoar o seu atendimento. Se puder, também peça feedback aos clientes que compraram contigo para entender em qual momento a decisão foi tomada e qual foi a característica que levou ele a tomar tal decisão.

Nunca desista! Persista! A venda é o equilíbrio emocional e a soma de conhecimentos adquiridos nas formações. Acredite sempre!

E nunca se esqueça: um bom vendedor será sempre desafiado pelo seu cliente. Por isso, trabalhe o seu emocional, capacite-se e o seu reconhecimento chegará! 

Deixe seu comentário