The news is by your side.

Dia de Star Wars: que a força esteja com você!

4 de maio é o dia em que os fãs de Star Wars escolheram celebrar o universo de Star Wars. Fãs de todo o mundo comemoram este dia postando conteúdo sobre Star Wars nas mídias sociais, organizando festas de Star Wars, usando máscaras e vestindo roupas de Star Wars ou enriquecendo sua coleção de Star Wars.

Por que 4 de maio?

Porque em 1977 (ou 1978), os fãs criaram um jogo de palavras baseado no slogan clássico de Star Wars, “May the Force be with you” (em português, “Que a Força esteja com você”).  No trocadilho, os fãs adaptaram esta frase para “May the Fourth be with you”, que em português seria “Que o quatro de maio esteja com você”.

Embora inicialmente os fãs dos EUA invocassem essa expressão como um desejo em 4 de julho, no ano seguinte foi restaurado em 4 de maio, após a publicação de uma página de anúncios no “London Evening News” (tabloide inglês), que continha uma mensagem de saudação endereçada à primeira mulher britânica a ocupar o cargo de primeira-ministra, Margaret Thatcher, que venceu a eleição em 4 de maio de 1979.

Desde então, e especialmente nos últimos anos, os fãs de Star Wars escolheram o dia 4 de maio como um dia de comemoração. E como o trocadilho jogo “May the Fourth be with you” não tem a mesma conotação quando traduzido para outras línguas, foi adotado como uma denominação global o “Star Wars Day” (Dia de Star Wars”) para esta celebração anual.

 

Star Wars na Netflix:

O catálogo da Netflix dispõe de sete filmes da saga, são eles:

– Star Wars: Episódio 1 – Ameaça Fantasma (1999);

– Star Wars: Episódio 2 – Ataque dos Clones (2002);

– Star Wars: Episódio 3 – A Vingança dos Sith (2005);

– Star Wars: Episódio 4 – Uma Nova Esperança (1977);

– Star Wars: Episódio 5 – O Império Contra-Ataca (1980);

– Star Wars: Episódio 6 – O Retorno de Jedi (1983);

– Star Wars: Episódio 7 – O Despertar da Força (2015);

 

Vale lembrar que o filme mais recente da saga, Star Wars: Episódio 8 – Os Últimos Jedi (2017) ainda não está disponível na plataforma de streaming, assim como Han Solo: Uma História Star Wars (2018) e Rogue One: Uma História Star Wars (2016).

Feliz dia de Star Wars!