Menu

Número de Escritórios Compartilhados Aumentou 90% Em Belo Horizonte

23/11/2017 às 16:26
Tempo de leitura
2 min

Em 2016, a capital mineira contava com 24 espaços de coworking e já figurava como a terceira cidade brasileira com maior número, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Neste ano, já são conhecidos ao menos 48 espaços compartilhados em Belo Horizonte, segundo o Censo Coworking Brasil 2017.

No estado de Minas, BH representa mais de 70% desse mercado. Dentro da cidade as regiões de Funcionários e Savassi têm a maior concentração de espaços. No entanto, já é possível encontrar pelo menos um coworking na maioria das regiões, possibilitando que qualquer pessoa tenha um escritório pronto para trabalhar perto de casa, indiferente de onde resida.

O crescimento do mercado segue a tendência nacional, que viu a quantidade de espaços mais que dobrar entre 2016 e 2017. A expectativa é que esse número continue aumentando em 2018, já que cada dia mais brasileiros reconhecem o modelo como uma alternativa mais eficiente e de menos risco em relação ao aluguel de escritório tradicional.  Além disso, também é esperado um movimento de novos espaços em cidades menores, como já acontece nos mercados americano e europeu.

Coworking

Coworking é um movimento de pessoas, empresas e comunidades que buscam trabalhar e desenvolver suas vidas e negócios juntos, para crescer de forma mais rápida e colaborativa.

coworking

Fonte: Wikipédia. Espaço da foto: Nex Coworking, em Curitiba.

Ele pode aparecer através de diferentes inciativas. Um espaço de Coworking é um local ou empresa que reúne a estrutura necessária para que outras empresas se juntem a eles e desenvolvam seus negócios. Estes espaços podem ter fins comerciais ou não, e contam com toda estrutura que um escritório tradicional teria, porém compartilhada por todos os integrantes do espaço.

Recursos adicionais:

  • Censo Coworking Brasil 2017: https://coworkingbrasil.org/censo/2017/
  • Fundadores de espaços em BH disponíveis para entrevista: Erick Osores Rojo, A Força Coworking (31 3524-1200), Daniel Santiago – Helium Coworking (31 3267-4083), Impact Hub Beagá (31 3515-6135)
  • Cofundador do Coworking Brasil: Fernando Aguirre ([email protected])

Leia Também:

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 12:03