Menu

Dez Filmes Incríveis Sobre a História Negra

20/11/2017 às 20:20
Tempo de leitura
7 min

Dez Filmes Incríveis Sobre a História Negra. Sabemos que um filme bom pode ter a incrível capacidade de nos transportar para um lugar e tempos diferentes. Um excelente filme pode nos mover da nossa atual realidade e nos tornar parte do mundo dos personagens. Nós podemos viajar por séculos estando no conforto do nosso lar. Através de um filme, somos convidados a não só entrar no mundo de um personagem, mas também a compartilhar a alegria, medo, os desafios e a força dos personagens.

Enquanto um excelente filme nos permite escapar para outros mundos, ele também pode nos fazer refletir sobre o nosso próprio mundo. É essa auto-reflexão que tem o potencial de criar um impacto humano e social sobre nossas vidas.

Os seguintes filmes indicados neste artigo mostram divertidas e inspiradoras experiências da história negra ao longo dos tempos. Cada um deles nos obriga a refletir sobre nossa própria posição dentro desses mundos, às vezes não tão fictícios.

Dez Filmes Incríveis Sobre a História Negra

1 – ROOTS (RAÍZES) – 1977

ROOTS (RAÍZES) - 1977

Foto: site Adoro Cinema

Alex Haley narra a história de sua própria família em muitas gerações. Começando com Kunta Kinte, um africano do século XVIII que foi capturado e vendido nos Estados Unidos. Rastreando a vida de Kinte e a vida de seus descendentes nos EUA, Haley chega até a si próprio. Este filme dá um olhar completo sobre a história de uma genealogia afro-americana.

2 – GLORY (TEMPO DE GLÓRIA) – 1989

 Glory (Tempo de Glória) - 1989

Glory é considerado um dos melhores filmes de guerra civil já feitos, pois conta uma história real do Coronel Robert Shaw, que lidera soldados negros na Guerra Civil dos Estados Unidos. Liderados por um oficial branco, os soldados lutam contra os Confederados e contra o preconceito de seus superiores e precisam provar seu valor no campo de batalha.

3 – AMISTAD – 1997

AMISTAD - 1997

Foto: site Adoro Cinema

Dirigido por Steven Spielberg e baseado em história negra real. Um motim de escravos que capturam um navio negreiro que viajava de Cuba para os Estados Unidos em 1839. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se vêem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano. Este filme examina a definição fundamental de personalidade e liberdade.

4 – MALCOLM X – 1992

Malcolm X - 1992

Baseado no livro “A autobiografia de Malcolm X”, de Alex Haley, Malcolm X conta a história da jornada provocativa do líder no ativismo em prol do direito civil através da conversão religiosa.

5 – THE ROSA PARKS STORY (A HISTÓRIA DE ROSA PARKS) – 2002

THE ROSA PARKS STORY (A HISTÓRIA DE ROSA PARKS) - 2002

Este filme conta a vida de Rosa Parks, mulher que se tornou um ícone da história negra ao se recusar obedecer uma lei de segregação de Montgomery, Alabama, e provocar a primeira manifestação de direitos civis do país, ao acender a chama da esperança nos corações de milhares de pessoas humilhadas naquele país no século XX. Naquela época, os negros não podiam frequentar os mesmos locais frequentados por pessoas brancas. No transporte público, como ônibus, os assentos eram divididos entre brancos e negros: os assentos da metade da frente eram destinados aos brancos, enquanto que os negros deveriam se sentar apenas nas fileiras ao fundo. 

Em 1° de dezembro de 1955, pouco menos de sessenta e dois anos atrás, Rosa Parks voltava do trabalho e estava cansada. Entrou no ônibus e se sentou em umas das fileiras da parte do ônibus destinada aos negros. Porém, naquele dia, alguns homens brancos entraram no ônibus e não havia mais lugar na metade destinada aos brancos para que eles pudessem se sentar.

Sem lugar para os homens brancos sentares, o motorista ordenou que os negros da fileira na qual Rosa estava sentada se levantassem para dar lugar aos homens brancos que haviam acabado de entrar. Naquele momento, dois homens negros se levantaram, mas Rosa Parks, cansada, apenas mudou de banco e foi sentar-se perto da janela.

Feito isso, Parks foi ameaçada pelo motorista, mas mesmo assim não cedeu seu lugar. Inconformado, o motorista do ônibus chamou a polícia e ela acabou sendo presa.

Esse acontecimento deu início à um movimento liderado pelo próprio Martin Luther King, tendo Rosa Parks ao seu lado, e culminou num boicote ao transporte coletivo que durou 13 meses, causando imenso prejuízo às empresas de transporte.

O ato de Rosa Parks causou a primeira manifestação de direitos civis nos EUA.

Em 1956 a Suprema Corte daquele país aboliu a segregação racial nos transportes de Montgomery.

Hoje, Rosa Parks é chamada de Mãe das Lutas pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Em 1999, o presidente Bill Clinton a condecorou Parks, já com 87 anos, com a Medalha de Ouro do Congresso Americano por sua atuação nessa luta, que ainda nos dias atuais se faz necessária. Rosa Parks faleceu em 2005, aos 92 anos. Que sua coragem continue inspirando à todos nós e sempre nos lembre que lutar por uma sociedade mais justa e igualitária é obrigação de cada um.

6 – THE COLOR PURPLE (A COR PÚRPURA) – 1985

THE COLOR PURPLE (A COR PÚRPURA) - 1985

Foto publicada em 8 de julho de 2008 |Copyright D.R.
Personalidades Whoopi Goldberg

Com base na novela vencedora do Prêmio Pulitzer, The Color Purple explora os desafios que uma mulher afro-americana que cresceu no início dos anos 1900 nas faces rurais do sul. Este filme aprofunda as questões relativas à pobreza, ao racismo e ao sexismo.

7 –  THEIR EYES WERE WATCHING GOD (AOS OLHOS DE DEUS) – 2005

THEIR EYES WERE WATCHING GOD (AOS OLHOS DE DEUS) - 2005

Baseado no romance de Zara Neale Hurston de 1937, este filme segue Janie Crawford, uma mulher negra independente e seus vários casamentos, enquanto ganha um senso de auto-estima e identidade.

8 – ALI – 2001

ALI - 2001

Foto publicada em 25 de fevereiro de 2002|Copyright Bac Films

Este filme é uma biografia dramática do grande ícone de boxe Muhammad Ali, de 1964 a 1974, relatando a captura do boxeador do título dos pesos pesados, sua conversão ao islamismo, a crítica da Guerra do Vietnã, o banimento do boxe e a recuperação do título em 1974. Ali retrata a grande revolta social e política que os Estados Unidos foi vivenciado em consequência dos assassinatos de Malcolm X e Martin Luther King.

9 – BAMBOOZLED (A HORA DO SHOW) – 2000

Dirigido por Spike Lee, este filme satírico desconfortavelmente explora a descrição da raça e o estereótipo na mídia. um escritor de séries de TV que não aguenta mais a tirania de seu chefe. Sendo o único empregado negro da companhia, Delacroix resolve propôr a ideia mais absurda que conseguira imaginar, um programa de TV estrelado por dois mendigos negros que denunciariam o estereótipo e o preconceito do negro na televisão americana, exatamente no intuito de ser demitido. Para seu choque e surpresa, a América adora.

10 – THE HELP (HISTÓRIAS CRUZADAS) – 2012

THE HELP (HISTÓRIAS CRUZADAS) - 2012

O filme mostra a história da vidas as mulheres negras em uma pequena cidade no estado do Mississipi, nos anos 60. Skeeter é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. As histórias são publicadas em um livro, The Help, e desagradam a sociedade.

Estes são alguns dos filmes que relatam um pouco da história vivida pelos negros ao longos dos séculos da humanidade.

Conhece um bom filme sobre o tema? nos indique deixando seu comentário logo abaixo.

Leia Também: 

Última atualização em 19/08/2022 às 12:04