Menu

08 Dicas Para Você Se Ajustar Melhor Ao Horário de Verão

15/10/2017 às 14:16
Tempo de leitura
4 min

Começou neste domingo, 15, o Horário de Verão Brasileiro. Em 10 Estados do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), à meia-noite de hoje, os relógios foram adiantados em 1 hora. Tradição no Brasil, o Horário de Verão existe desde 1985.

O principal motivo pra que ainda haja essa mudança no relógio nesta época do ano é  o sobrecarregamento do sistema elétrico. Atualmente, mesmo com os dias mais longos, o uso de energia elétrica durante o período chega perto da neutralidade. Além disso, alguns setores econômicos, como o de varejo e de esporte, se beneficiam economicamente com um período prolongado de luz natural.

Por outro lado, o horário de verão pode incomodar quem tem uma rotina de acordar muito cedo para trabalhar ou estudar. Em muitos casos, as pessoas saem de casa ainda no escuro.

Alguns especialistas levantam preocupações de que mudar os relógios pode interromper padrões de sono , e até mesmo é mostrado que aumenta o risco de pessoas sofrerem ataques cardíacos. Um estudo feito nos Estados Unidos descobriu que o número de ataques cardíacos saltou 25% no dia seguinte à mudança do tempo, talvez porque a perda de sono aumenta a pressão sobre pessoas já em risco. Segundo o estudo, “Quando somos privados de sono ou estressados, existem mais marcadores inflamatórios na corrente sanguínea e a inflamação aumenta o risco de ataques cardíacos”.

Por outro lado, a prática de avançar o relógio por uma hora durante os meses de primavera/verão, de modo que a luz se estenda até mais tarde pode incentivar as pessoas mais sedentárias a sair de casa e fazerem mais exercícios físicos.

Se você tem dificuldade para adaptar seu organismo a essa mudança de horário, o Mais Minas apresenta algumas dicas simples, de especialistas em saúde, para você preparar melhor seu corpo e a sua mente, já que o horário de verão irá durar por mais de 04 meses (termina em 18 de fevereiro de 2018), tempo demais para você viver incomodado com essa repentina mudança. Abaixo trazemos algumas dessas dicas. Vejamos a seguir:

08 Dicas Para Você Se Ajustar Melhor Ao Horário de Verão

  1. Faça o ambiente do seu quarto um santuário de sono. Se quarto deve estar escuro, silencioso e legal. Abaixar a temperatura ambiente do quarto é uma ótica ideia.
  2. Evite consumir bebidas álcoolicas e bebidas com cafeína no final da tarde e à noite.
  3. Não tenha uma enorme refeição tarde da noite e depois vá para a cama. Isso fará você interromper o sono.
  4. Não coloque nenhuma tarefa complicada uma hora antes da cama e mantenha o seu quarto um refúgio. “Um quarto é para dormir, não assistir TV ou ficar no celular”.
  5. Você deve ter um ritual de dormir. Comece a relaxar uma hora antes de ir para cama. Isso pode ser feito tomando um banho quente, bebendo chá de camomila ou um copo de leite morno.
  6. Levante- se ao mesmo tempo em sua agenda regular, independentemente do nascer do sol.
  7. Fique físico. O exercício é bom. O exercício da manhã é o melhor, e se você pode sair e obter alguma exposição solar, faça isso.
  8. Não exagere no exercício. Forçar demais se você não for fisicamente ativo pode exacerbar doenças cardíacas subjacentes. Se você tem sido sedentário durante os meses de inverno, é recomendado começar com uma caminhada lenta por cerca de 30 minutos diariamente e aumentar gradualmente a intensidade.

Leia também: 07 Milhões de Brasileiros Tem Saldo do PIS/PASEP a Receber. Saiba Como Sacar.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 12:10