Menu

Vale oferece cirurgia de redesignação sexual para funcionários trans

A ação partiu do Dia Internacional da Visibilidade Trans.
31/03/2022 às 22:36
Tempo de leitura
4 min
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

Nesta quinta-feira, 31 de março, é celebrado o Dia Internacional da Visibilidade Trans. Reforçando o seu compromisso com o desenvolvimento de ações que promovam a igualdade de oportunidade por todos seus empregados e empregadas, a Vale passou a cobrir a cirurgia de redesignação sexual para pessoas trans que trabalham nas operações no Brasil e seus dependentes. A mineradora já oferece outros benefícios importantes, como hormonioterapia e acompanhamento psicológico.

“A Vale acredita que o respeito à identidade de gênero e à orientação sexual é essencial para uma sociedade mais inclusiva e justa. Em constante evolução, temos buscado promover processos seletivos mais inclusivos e oferecer um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos. Por isso, nosso foco também está em treinamentos para recrutadores e líderes”, informou a mineradora.

Luta

O Dia Internacional da Visibilidade Trans diz respeito sobre compreender o verdadeiro sentido de tornar visível uma classe que sofre com preconceitos e falta de oportunidades.

Visibilidade é a condição de tornar o assunto conhecido. Dar luz e voz. Por falta de informação e preconceito, a sociedade historicamente marginalizam pessoas que precisam lutar pelo direito de existir.

O Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo. Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (ANTRA), a média da expectativa de vida dessa população é de apenas 35 anos. Em 2021, 140 pessoas trans foram assassinadas no país.

A melhor forma de combater preconceitos, estereótipos e evitar reproduzir falas desrespeitosas é com o conhecimento. É necessário se conscientizar e alavancar a luta.

Vale e o combate ao preconceito

“O respeito à identidade de cada um dos nossos empregados é inegociável”, disse a Vale em comunicado. O Código de Conduta e as políticas internas da mineradora, como a de Direitos Humanos e a de Diversidade e Inclusão, norteiam a ação da empresa na atuação e deixaram evidentes quais os comportamentos são esperados e não tolerados.

“Qualquer pessoa que se sentir vítima de uma situação de transfobia ou discriminação pode – e deve – levar a questão até a liderança ou reportar a situação em nosso Canal de Denúncias“, reforçou a Vale em comunicado.

Cisgênero ou Transgênero?

O conceito de feminino e masculino é difundido na sociedade. Desde o nascimento do bebê, já são escolhidas as roupas de menino e de menina, geralmente diferenciadas pelas cores azul e rosa. As várias expectativas criadas em torno do gênero podem gerar frustrações da família e sofrimento dos indivíduos ao longo da vida. No entanto, as pessoas podem não se identificar com o sexo que lhes foi atribuído. Daí surgem os termos “cis” e “trans”.

Cisgênero e Transgênero se referem à identidade de gênero, ou seja, são a forma com a qual as pessoas se identificam social e psicologicamente, o que não tem a ver com a orientação sexual, que diz respeito aos desejos físicos e emocionais da pessoa.

Cisgênero

Uma pessoa cisgênero se identifica com o sexo biológico de nascimento. Por exemplo, uma mulher que nasceu em corpo feminino e enxerga-se dessa maneira. Com isso, além do órgão reprodutor feminino, ela também segue os padrões sociais associados ao feminino.

Transgênero

Transgênero é aquela que não se identifica com o sexo biológico do nascimento. Neste caso, pode ser o de ter nascido em um corpo feminino, mas enxergar-se como homem, mesmo tendo o órgão reprodutor feminino. A pessoa não se sente representada pelas características físicas e sociais ligadas às mulheres, mas sim aos homens.