The news is by your side.

Conheça Emanuel, bebê com síndrome rara, que precisa de sua ajuda

Emanuel nasceu em junho deste ano em Belo Horizonte, mas mora em Congonhas, na região central de Minas Gerais, com uma cardiopatia grave. Descoberta ainda na gravidez, a anomalia cardíaca chamada Síndrome de Hipoplasia do Coração Esquerdo (SHCE) é bastante complexa. Emanuel foi diagnosticado antes do nascimento, durante um exame de ultrassom pré-natal. A cardiopatia é um defeito congênito em que o lado esquerdo do coração, incluindo o ventrículo esquerdo, as válvulas cardíacas e a aorta, se encontram subdesenvolvidos.

Procedimentos cirúrgicos

Recém-nascidos com síndrome da hipoplasia do coração esquerdo, geralmente têm insuficiência cardíaca, um quadro clínico em que o coração bombeia uma quantidade de sangue menor que a normal. O diagnóstico é realizado mediante ecocardiograma e o tratamento consiste de uma série de procedimentos cirúrgicos ou por meio de transplante cardíaco. E é a isso que o pequeno Emanuel vem sendo submetido, segundo sua mãe, Jordana Mapa.

Jordana contou que até o momento foi realizada uma cirurgia, muito invasiva, quando Emanuel tinha 13 dias de vida. Além disso, ainda restam duas cirurgias paliativas; a próxima será feita daqui a um mês e a terceira quando a criança tiver com idade em torno de 2 a 3 anos. Futuramente, o menino precisará de um transplante de coração. “Meio coração e uma vida por inteiro”, diz Jordana, ao relatar os procedimentos, em entrevista ao Mais Minas.

A luta dos pais

Emanuel, que hoje está com três meses de idade, também faz uso de diversos remédios para a Hipoplasia do Coração e precisa se alimentar de um suplemento infantil. O suplemento, chamado Infatrini, é segmentado para lactentes, hipercalórico e possui maior concentração de nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais do que as fórmulas infantis mais comuns. Isso porque o bebê não pode ser alimentado através do aleitamento materno, devido ao cansaço físico. Entretanto, a fórmula custa em torno de R$ 130, um valor pouco acessível, visto que o pai do menino se encontrava desempregado tempos atrás.

Criança nasce com Síndrome de Hipoplasia do Coração em Congonhas
Doações que o pequeno Emanuel recebe – Crédito da foto: Reprodução/Instagram

Devido aos gastos exorbitantes com a saúde do bebê, Jordana criou uma campanha no Instagram com o intuito de conseguir ajuda financeira e doações. Através do perfil “Diário do Emanuel Lucas” a mãe publica passo a passo tudo que passou e o que vêm acontecendo com o pequeno.

Com a campanha, uma conhecida de Jordana, Viviane Guimarães, moradora de Ouro Preto, se comoveu com a história de Emanuel. Ela teve a ideia de criar um livro junto da Unopar para conseguir doações imediatas para a criança. Deste modo, o “Livro de Ouro do Emanuel Lucas” possui informações para que os interessados possam fazer doações e assinarem seus nomes, registrando a ação em prol de Emanuel.

O Jornal Presença, de Itabirito, também vem ajudando na divulgação do caso do bebê. Na página do jornal, no Facebook, é possível ver os posts sobre o caso.

Conheça Emmanuel, bebê com síndrome rara, que precisa de sua ajuda
Crédito da foto: Reprodução/Instagram

Doações

Também é possível colaborar com o caso do Emanuel fazendo doações de suplemento, fralda ou valores em dinheiro para custear os remédios. A ajuda financeira pode ser feita por meio de conta bancária, com os seguintes dados:

Caixa Econômica Federal / Conta Poupança – Jordana Mapa de Paula
Agência número: 0136 – Operação: 013
Conta número: 00072604-6 – CPF: 129.223.216-14

Leia também: “Vi minha esposa sentindo várias dores”, diz pai que tocou Coldplay durante parto, em Ouro Preto