Menu

Conheça João Lucas, o novo lateral-esquerdo do Cruzeiro

20/01/2020 às 21:00
Tempo de leitura
3 min

Após as negociações de Everton Felipe e Ramon melarem, o Cruzeiro caminha para acertar, finalmente, seu primeiro reforço para 2020. Trata-se do lateral-esquerdo João Lucas, de 28 anos, que chega a pedido de Adilson Batista, técnico da Raposa e que trabalhou com o defensor na última temporada pelo Ceará.

João Lucas

Natural de Bela Vista do Paraíso, no Paraná, o atleta iniciou sua carreira no Junior Team, uma modesta equipe do futebol paranaense. Depois disso, rodou por pequenos clubes do Brasil, como Arapongas, Patrocinense, Santo André, Linense e Marília. Em 2014, chegou a seu primeiro time de expressão nacional, o Atlético Goianiense. Após isso, atuou em Penapolense, Paysandu, Novorizontino e Chapecoense.

No ano de 2017, jogou pela Ponte Preta na Série A e pelo Figueirense na Série B. Em 2018, desembarcou no Ceará, onde viveu o ápice de sua carreira.

Ceará

Pelo Vozão, João Lucas atuou por duas temporadas na elite do futebol brasileiro, e foi titular da lateral-esquerda alvinegra em 2019. Nos dois anos pelo time cearense, fez 45 jogos e apenas um gol.

Agora, em 2020, com a chegada de Bruno Pacheco, ex-lateral da Chapecoense, João Lucas perderia naturalmente seu espaço no Ceará e, por isso, não prosseguirá na equipe.

Com iso, o novo reforço estrelado conseguiu liberação junto ao alvinegro.

Pedido de Adilson Batista

A contratação do defensor pelo Cruzeiro é responsabilidade do comandante celeste, que trabalhou com ele no Ceará. Além disso, João Lucas reúne características que agradam Adilson.

“O João foi um pedido meu. Ele foi muito bem no Campeonato Brasileiro pelo Ceará. É um lateral com um bom porte, de uma boa marcação, um bom apoio, noção de linha de quatro. Fez um belo campeonato e é jovem, com futuro”, comentou Batista, em entrevista dada à Rádio 98.

Conheça João Lucas, o novo lateral-esquerdo do Cruzeiro

João Lucas e Adilson Batista estiveram juntos no Ceará – Créditos da foto: Mauro Jefferson/Ceará

Estilo de jogo

Como principais atributos, João Lucas possui qualidade nas interceptações, segurança defensiva, além da facilidade em atingir profundidade. Contudo, peca na execução e em cruzamentos.

Números no Brasileirão

32 jogos
01 gol
00 assistências
175 cruzamentos feitos; 34 (19%) certos
12 interceptações feitas; 10 (83%) certas
17 dribles feitos; 12 (70%) certos

Elenco azul

No Cruzeiro, João Lucas chega para suprir as saídas de Egídio e Dodô, e vai disputar a titularidade da lateral-esquerda com os jovens Rafael Santos e Matheus Pereira. Marcelo Hermes, outro lateral do plantel celeste, deve ser negociado.

COMENTÁRIOS