Menu

“Bloco Vermelho i Branco” promete levar milhares de pessoas às ruas de Ouro Preto nesta quinta-feira (20); conheça sua história

19/02/2020 às 20:00
Tempo de leitura
3 min

O tradicional Bloco Vermelho i Branco, de Ouro Preto, surgiu em 1982 após a primeira conquista do Campeonato da Primeira Divisão de Futebol de Ouro Preto pelo Esporte Clube Rosário. Um dos torcedores mais fanáticos do time, Jusberto Vaz Cardoso, alfaiate que confeccionava as bandeiras da torcida e comandava todas as manifestações dos torcedores, resolveu prolongar a festa e decidiu sair no Carnaval de 1983 em um Bloco para continuar as comemorações do título.

Jusberto decidiu criar o Bloco com as cores que remetesse às do seu time do coração, o Esporte Clube Rosário, por isso o vermelho e o branco. Com as cores definidas ficou faltando apenas o nome, que ficou mesmo “Vermelho i Branco”, já que nos blocos antigos era característica todos saírem com vestimentas de mesma cor, para da uniformidade e identidade ao movimento carnavalesco.

Outra história curiosa do Vermelho i Branco é que, em dezembro de 1982, com a ideia de montarem o Bloco, o fundador Jusberto Cardosoo, junto de um grupo de apoiadores, pediu auxílio da Prefeitura Municipal para o pagamento dos músicos, mas teve seu pedido negado. Como forma de protesto, eles saíram na quinta-feira para festejar o carnaval, dia atípico para aquela época, e fizeram a maior festa em pleno dia de semana.

Na década de 1980, em Ouro Preto, os carnavais tradicionais eram apenas em três dias: domingo, segunda-feira e terça-feira. Pelo fato do Bloco desfilar em dias que antecediam o carnaval, o Vermelho i Branco começou a ganhar popularidade da cidade, ganhando cada vez mais, um número maior de adeptos no decorrer dos anos.

Saídas do Bloco Vermelho i Branco

Conheça o tradicional Bloco Vermelho i Branco de Ouro Preto

Crédito da foto: Facebook / Vermelho i Branco

Atualmente o Bloco Vermelho i Branco sai da rua Bernardo Guimarães, passando pelo Largo do Rosário, rua Getúlio Vargas, praça Silviano Brandão, Rua São José até a praça Reinaldo Alves de Brito (praça do cinema) e retorna. Antigamente ele ia até a Praça Tiradentes, mas hoje em dia não é possível pelo grande número de foliões.

Celso Bartolomeu Ansaloni, principal coordenador do Bloco Vermelho i Branco, comenta que a expectativa para o carnaval deste ano mantém a tradição de público cheio.

“Em média, nós saímos com 12 mil pessoas. Em 2019 foram 17 mil pessoas de acordo com numero da Prefeitura Municipal. E para este ano nós temos a expectativa de manter essa multidão, e esperamos, também, 17 mil pessoas saindo com o nosso Bloco e curtindo o nosso carnaval que é tão tradicional em Ouro Preto”, comenta Celso Ansaloni.

O Bloco Vermelho i Branco agrupa todo tipo de grupo, de crianças a adultos, com fanfarras, danças e muita decoração de carnaval. A concentração começa a partir das 20h na rua Bernardo Guimarães, saindo às 21h30.

Leia também: União Recreativa de Cachoeira do Campo traz representatividade fora do eixo no carnaval de Ouro Preto

Última atualização em 09/09/2021 às 16:51