Menu

Consórcio do SAMU Regional (CISRU) Renova Sua Frota

08/08/2017 às 04:30
Tempo de leitura
2 min

O prefeito de Congonhas e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Centro-Sul (CISRU), Zelinho, recebeu nesta segunda-feira, 7, oito novas ambulâncias básicas do Governo do Estado para utilização no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O evento reuniu ainda o governador Fernando Pimentel, secretários estaduais, deputados e 179 municípios na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A secretária executiva do CISRU, Ormesinda Maria Barbosa Salgado, também compareceu à solenidade acompanhada de uma equipe de socorristas do consórcio intermunicipal.

O CISRU, sediado em Barbacena, possui uma frota de 32 ambulâncias, distribuídas entre Barbacena, São João Del Rei, Conselheiro Lafaiete e Congonhas, sendo 18 básicas, como as recebidas nesta segunda-feira, três Unidades de Suporte Avançado (USA) e uma para transferências, além de outros veículos reservas.

Após 5 anos de uso ou 300 mil km rodados, os municípios e consórcios precisam atender à legislação federal e trocar estes veículos. “O CISRU possui 5 anos de atividades e muitas das ambulâncias já carecem de troca, então iremos renovar nossa frota. As que estão menos conservadas serão leiloadas”, explica Zelinho.

O CISRU foi o segundo consórcio do gênero a ser implantado em Minas Gerais e é referência para todo o Estado. Sua central de regulação fica em Barbacena e atende a 51 cidades. “Todos os prefeitos consorciados não aceitariam mais deixar de lado este serviço de urgência e emergência do SAMU. O cidadão liga 192 e imediatamente há uma ambulância salvando vidas. Em algumas cidades, ele trabalha em parceria com o Corpo de Bombeiros. Agora estamos na expectativa da implantação de uma Unidade de Suporte Avançado (USA) em Congonhas. A Secretaria de Estado de Saúde já a aprovou. Teremos mais uma ambulância de UTI, com médico 24 horas. Atualmente temos uma ambulância básica di SAMU na cidade. Estamos aguardando esta liberação do Governo Federal”, conclui Zelinho.

Segundo a secretária executiva do CISRU, Ormesinda Maria Barbosa Salgado, “receber veículos novos será bom, porque gastaremos menos com manutenção dos veículos”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Congonhas

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 12:19