Menu

Coronavírus: saiba como higienizar seus aparelhos eletrônicos

18/03/2020 às 18:00
Tempo de leitura
2 min

Entre as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar a propagação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, está a higienização de aparelhos eletrônicos usados com frequência, como smartphones, celulares, tabletes, notebooks, controles remotos, alarmes de automóveis e outros.

É preciso estar atento a maneira correta de realizar a limpeza desses aparelhos, sobretudo, utilizando produtos adequados para este fim, uma vez que o uso de produtos incorretos pode danificar os equipamentos.

Um exemplo comum é o uso do álcool em gel, que é eficaz para higienizar as mãos, mas é pouco recomendado para a limpeza equipamentos eletrônicos, pois pode causar danos aos objetos.

De acordo com o Conselho Federal de Química, para higienizar celulares, notebooks, computadores, tablets ou qualquer outro dispositivo eletrônico, o ideal é optar pelo álcool isopropílico. Isso porque o produto possui um carbono a mais que o etanol na cadeia carbônica e, por conta disso, se mistura menos a água, o que dificulta a oxidação das peças.

Como higienizar aparelhos eletrônicos?

Para higienizar os aparelhos eletrônicos, é necessário, em primeiro lugar, desligar o equipamento para evitar qualquer risco de choque elétrico ou dano. Em seguida, deve-se retirar qualquer tipo de capa protetora e  desconectar todos os cabos e acessórios.

Depois disso, basta aplicar uma quantidade suficiente de álcool isopropílico em um pano, lenço, algodão ou toalha de papel e realizar a limpeza.  É necessário manter a umidade longe de qualquer abertura do aparelho, como as saídas de conexão, teclas, fontes de alimentação,  fones de ouvido e saídas USB.

No caso de dispositivos que tenham capas protetoras, logo  após higienizar o aparelho, é preciso também higienizar a capa. Como, geralmente, essas capas são fabricadas com materiais não eletrônicos, a limpeza pode ser realizada com o álcool em gel 70º INPM.

A higienizaçao destes aparelhos deve ser feita regularmente neste período de pandemia.

Onde encontrar o álcool isopropílico?

O álcool isopropílico pode ser encontrado em lojas de eletrônicos, informáticas ou até mesmo em farmácias de manipulação. O produto também pode ser encontrado em lojas online.

Veja também: Um pouco do que você precisa saber sobre o vírus do momento