Menu

Secretaria de Saúde corrige número de óbitos por coronavírus divulgado pelo Boletim Epidemiológico; são quatro mortes no estado

02/04/2020 às 19:55
Tempo de leitura
3 min

Durante uma coletiva de imprensa feita na tarde desta quinta-feira (2), o secretário de Saúde, Marcelo Cabral, corrigiu o número de óbitos informado pelo Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). No informe informava que havia seis mortes confirmadas no estado devido ao Covid-19, mas de acordo com o Governo Estadual, o número correto são de quatro mortes.

“Em relação aos dados publicados no boletim da Covid-19 das 10h desta quinta-feira, 2 de abril, informamos que ocorreu um erro na extração das informações no sistema onde ficam disponíveis os resultados de exames realizados pela Funed. Assim destacamos que não há, até o momento, óbitos confirmados nos municípios de Juiz de Fora, Contagem e São Gonçalo do Rio Preto. Assim que foi detectado o equívoco, o boletim foi retirado dos nossos sites e redes sociais. Pedimos desculpas pelo ocorrido e ressaltamos que todas as medidas necessárias já foram tomadas para que não volte a acontecer. Informamos que no novo boletim, com as devidas atualizações, já foi publicado nosso site”, leu o comunicado o secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral.

As outras duas mortes entraram na lista de investigados que ainda deve aguardar a realização dos exames laboratoriais e levantamento de informações epidemiológicas. Com isso, o Governo de Minas Gerais investiga 55 mortes suspeitas e não 53 como havia sido informado anteriormente.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, o erro aconteceu por causa que três pacientes tiveram exames positivos para outras doenças no sistema de informação de exames laboratoriais da Fundação Ezequiel Dias (Funed), “o que não foi percebido no momento da captação dos dados”.

A informação que havia um óbito na cidade de São Gonçalo do Rio Preto foi descartada. Já quanto as mortes informadas na manhã de hoje nos municípios de Contagem e Juiz de Fora estão na lista de investigação. Houve o registro de uma quarta morte em Belo Horizonte nesta quinta-feira.

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais não deu detalhes da idade e sexo dos novos pacientes, também não foi dito sobre a localização da internação dessas pessoas.

Portanto permanecem 370 casos de coronavírus em Minas Gerais, tendo aumentado 56 casos em um dia, e ainda há 39.084 suspeitos. Em Belo Horizonte, o número subiu de 188 para 210 casos confirmados em um dia.

A morte que tinha sido informada no município de São Gonçalo do Rio Preto foi descartada. Já as mortes informadas pela manhã nos municípios de Contagem e Juiz de Fora entraram na lista de “em investigação”. Uma quarta morte foi registrada, nesta quinta-feira (2), em Belo Horizonte.

Veja também: Saúde divulga números de coronavírus por município, em Minas; veja lista

COMENTÁRIOS