Menu

Qual a sua prioridade nessa quarentena?

08/04/2020 às 12:51
Tempo de leitura
2 min

Vivemos um período de isolamento e distanciamento social, sinônimo de solitude e autocuidado. Oportunidade para desenvolvermos empatia e nos solidarizarmos com o outro, zelando pela nossa saúde e pela saúde do coletivo.

Mas em meio a tudo isso, é comum que se testemunhe relatos sobre o medo do ganho de peso durante esse período; o que chama a atenção para refletirmos sobre o quanto os números registrados na balança são importantes para nossa sensação de satisfação. Diante de uma pandemia o ganho de peso não deveria ser nem de longe uma das principais preocupações.

Enquanto famílias estão apreensivas devido à possibilidade do contágio pelo Covid-19 e muitos estão lutando pela vida após terem sido diagnosticados com a doença não é nada justo que exista espaço para uma inquietação de cunho estético.

O que realmente importa é a vida. É importante tentar manter a rotina e o padrão alimentar o mais próximos do habitual. É compreensível que exista certa ansiedade e até mesmo tédio causados pelo isolamento, mas esses sentimentos não podem se tornar gatilhos para uma compulsão alimentar.

O ideal é que saibamos aproveitar esse momento de reclusão para avaliarmos como estamos nos relacionando com a comida e com o nosso corpo, o quanto nos aceitamos e quanto queremos e estamos dispostos a mudar. É a ocasião oportuna para refletirmos sobre nossas atitudes e escolhas; momento de autoconhecimento e autoaceitação. Hora de cuidar da nossa saúde física sem esquecer da saúde mental. Não é sensato abandonar as práticas saudáveis e adquirir um comportamento desregrado, porém o ganho de peso é o menor dos problemas, não só em período de quarentena; pois o nosso objetivo principal deve estar focado sempre na saúde e bem estar como um todo e não nas variações dos números apresentados na balança.

Leia também: Como proteger sua Saúde Mental em tempos de Coronavírus?

COMENTÁRIOS