Menu

The New York Times: “Bolsonaro sabotou as medidas de quarentena adotadas pelos governadores”

13/06/2020 às 12:27
Tempo de leitura
1 min

Em um editorial publicado na manhã deste sábado (13) sobre o coronavírus no mundo, o The New York Times destacou o fato de agora o Brasil ser o segundo país do mundo em número de mortes pela Covid-19, com 41.828, ultrapassando a Grã-Bretanha, que até o momento registrou 41.481. O primeiro lugar em número de óbitos vítimas da pandemia ainda é ocupado pelos Estados Unidos, com 114.752 mortes.

O jornal norte-americano também destacou a rejeição do presidente da República Jair Bolsonaro ao consenso científico de como combater a pandemia, estimulando a promoção de remédios não comprovados, como os medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina, e que ele ainda “sabotou as medidas de quarentena adotadas pelos governadores”, incentivando aglomerações e descartando repetidamente o perigo do vírus, como por exemplo, na ocasião em que chamou a Covid-19 de “gripezinha” e “resfriadinho”.

O The New York Times ainda lembrou que o Ministério da Saúde havia parado de divulgar as estatísticas do coronavírus no país, mas restaurou a divulgação dos dados após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).