Menu

Lafaiete recebe 17 novos leitos de UTI para pacientes com Covid-19

14/07/2020 às 16:43
Tempo de leitura
3 min

Na tarde da última segunda-feira (13), foi entregue o Centro de Terapia Intensiva que abriga 17 novos leitos de UTI no Hospital e Maternidade São José para serem utilizados exclusivamente para atendimento à pacientes com COVID-19, em Conselheiro Lafaiete. A ação foi fruto de uma parceria firmada entre o hospital, a Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde

Agora, Conselheiro Lafaiete conta com 28 leitos de UTI para atender os pacientes com coronavírus, sendo 18 deles no Hospital São José e 10 no Hospital de Campanha. De acordo com a administração municipal, esse novo número atende de mantira integral a demanda dos leitos.

O Provedor do Hospital, Dr. Luiz Ricardo, falou sobre a importância do empenho da prefeitura para a implantação do CTI, agradecendo as parcerias com a Secretaria de Saúde, Ministério Público, o Conselho e Saúde e a Prefeitura Municipal.

O prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus (DEM), se pronunciou emocionado e satisfeito em participar dessa ação, que descreveu como “histórico” para a cidade, em que se registra o maior número de leitos de UTI disponibilizados para a população. Ele destacou que, com a rede de saúde criada até o momento, após a pandemia Lafaiete terá triplicado o número de leitos que dispunha anteriormente.

Na solenidade de entrega dos leitos, estiveram presentes representando o Hospital e Maternidade São José, o Provedor Dr. Luiz Ricardo Martins, o Administrador Giovanni Magalhães Viggiano, o Diretor Técnico Dr. Ryan Jefferson Villar, Corpo Clínico e Equipe de Enfermagem, além de outros diretores e membros do conselho. Também participaram a Superintendente Regional de Saúde Hérica Vieira Santos; a 2ª Promotora de Justiça e Curadora da Saúde, Dra. Carolina Queirós de Carvalho; a Defensora Pública Dra. Cláudia Navarro; o Vice-prefeito Dr. Marco Antônio Reis Carvalho, o Juiz de Direito Dr. José Aluísio Neves da Silva, a Secretária de Saúde Rita de Kássia Melo Silva, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Roberto Santana, o Diretor Presidente da Unimed Dr. Sebastião Alves de Souza Júnior, além de outras autoridades e colaboradores do Hospital.

Coronavírus em Conselheiro Lafaiete

Na última segunda-feira (13), a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete através da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Epidemiologia informou a a confirmação de três novos casos de coronavírus na cidade. De acordo com o município, os pacientes que não necessitam de internação seguem em monitoramento e isolamento domiciliar.

No total, são 196 casos confirmados de coronavírus, sendo 158 recuperados e 37 ainda em monitoramento. Além disso, o Boletim Epidemiológico aponta um óbito tendo a Covid-19 como causa. Há, ainda, 140 casos suspeitos em monitoramento, tendo três esperando resultado enviado à Fundação Ezequiel Dias (Funed).