Coronavírus: dados de 20/11 em Itabirito, Mariana e Ouro Preto

Os boletins epidemiológicos mais recentes dos municípios da Região dos Inconfidentes, em Minas Gerais, referentes à pandemia do novo coronavírus, foram publicados na última sexta-feira (20), individualmente pelas prefeituras de Itabirito, Mariana e Ouro Preto.

Itabirito

Com 3.110 casos confirmados para o novo coronavírus, Itabirito é a cidade da Região dos Inconfidentes com o maior número de casos. Desse total, 2.170 foram identificados por teste rápido, 636 por PCR (feito em swab), 175 por teste rápido de antígeno e 129 por critério clínico. A maioria das pessoas com casos confirmados já se recuperaram (3028 recuperados). Outros 64 estão sob monitoramento e 18 casos evoluíram para óbito.

Os casos suspeitos atualmente somam-se em 41, enquanto o número de suspeitas já descartadas, após exame molecular, teste rápido ou por critérios clínicos, é de 3.022. Um óbito no município está sob investigação. Esse óbito é um caso antigo que está pendente de análise pela Secretaria de Estado de Saúde.

Em relação ao dia anterior, Itabirito apresentou 23 novos casos, subindo de 3.087 para 3.110.

Mariana

Até a última sexta-feira, a primaz de Minas registrou 2.521 casos de coronavírus, incluindo 24 óbitos e quatro internações. O número de recuperados é de 2.463.

O total de casos descartados é de 2.044, enquanto 129 pacientes aguardam resultados de exames. Mariana tem 7.858 0 casos suspeitos liberados. Esses estavam sob monitoramento e não se enquadravam nos critérios para realização de exame. Outros 173 seguem sob monitoramento.

Confira o perfil epidemiológico dos casos confirmados, em Mariana:

Coronavírus: dados de 20/11 em Itabirito, Mariana e Ouro Preto
Coronavírus: dados de 20/11 em Itabirito, Mariana e Ouro Preto

Ouro Preto

Ouro Preto é a cidade com o maior número de mortes registradas, com 37 óbitos. O secretário municipal de Saúde informou, na última sexta-feira, que o total de casos confirmados é de 1.041,dos quais 167 estão em isolamento domiciliar e com 910 já recuperados.

Dados da Santa Casa de Ouro Preto

Na sexta (20), a Santa Casa de Ouro Preto também publicou o seu boletim em relação aos casos de Covid-19 atendidos pelo hospital. Segundo os dados contidos na publicação, 444 pacientes já passaram pela unidade de saúde com suspeita ou confirmação da Covid-19. Além disso, o hospital informa que dos dez leitos de UTI, cinco estão ocupados com pacientes da Covid-19 e os outros cinco com pacientes de outras enfermidades. Desses, cinco são de Ouro Preto, dois de Mariana, dois de Itabirito e um de outra cidade.

Ainda de acordo com os dados da Santa Casa, 62 óbitos para Covid-19 já foram descartados, enquanto 47 fora confirmados e nenhum está sob investigação. Esses números referem-se a atendimentos prestados aos pacientes suspeitos ou confirmados por COVID-19 na Região dos Inconfidentes, já que o hospital atende Ouro Preto, Mariana e Itabirito.