CNN: enquanto brasileiros esperam vacina, Bolsonaro faz política

CNN: enquanto brasileiros esperam vacina, Bolsonaro faz política
Foto: PIxabay

A CNN maior canal de notícias dos EUA, fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro ao mencionar que ele faz política em um pais com forte histórico de vacinação, com uma expectativa generalizada de que os brasileiros teriam uma vantagem regional na batalha contra a pandemia. Contudo, o que parece é que o Brasil está “preso no limbo”, com um programa de vacinação que só deve começar em fevereiro de 2021.

A reportagem da CNN lembra que o vírus se espalha sem controle no Brasil há um custo letal, com quase 190 mil pessoas mortas pela Covid-19 – o maior número de mortos relatado em todo o mundo, depois dos Estados Unidos. Mesmo assim, o presidente Jair Bolsonaro menosprezou publicamente a urgência da imunização, depreciando “a corrida por uma vacina”.

Com mais de 7,4 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 no Brasil e novas variantes do vírus aparecendo no exterior, há poucos motivos para pensar que a pandemia está diminuindo – uma alegação que Bolsonaro fez várias vezes este ano, mesmo com os casos continuando a aumentar no país. Apenas os EUA e a Índia relataram mais infecções por coronavírus do que o Brasil.

A CNN ainda ressalta que o presidente brasileiro ganhou as manchetes na semana passada com uma tentativa bizarra de semear dúvidas sobre os potenciais efeitos colaterais da vacina Pfizer. “Se você virar crocodilo, esse é o seu problema”, alertou. “Se você se tornar o Superman, ou deixar crescer a barba como mulher, ou a voz de um homem ficar aguda, não tenho nada a ver com isso … ou pior, interferir no sistema imunológico das pessoas.”

Leia aqui a íntegra da reportagem da CNN.

Deixe um comentário

Rodolpho Bohrer

Rodolpho Julio Marci Bohrer é socio-fundador e diretor geral do Mais Minas. Estuda jornalismo na Universidade Cruzeiro do Sul e atualmente é repórter de política, cidades e loterias.

Contato: comunicacao@maisminas.org