Prefeitura de Ponte Nova quer adquirir 26 mil doses da Coronavac

Prefeitura de Ponte Nova quer adquirir 26 mil doses da Coronavac
A CoronaVac, vacina produzida pela pela Sinovac Life Science Co com parceria do Instituto Butantan - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ponte Nova está se movimentando para adquirir vacinas e combater o coronavírus. No último dia 23, o município anunciou a formalização de um termo de compromisso com a Fundação Instituto Butantan, de São Paulo, para a aquisição de 26 mil doses da vacina CoronaVac para ser aplicada em cidadãos de Ponte Nova, especificamente para pessoas que se encontram no grupo de risco (acima de 60 anos, profissionais da área de saúde, diabéticos, renais crônicos, doenças pulmonares crônicas).

De acordo com a prefeitura, a ação faz parte de um planejamento estratégico para garantir a proteção da população, especialmente dos cidadãos da área de risco.

Atualmente, o prefeito de Ponte Nova, Wagner Mol, é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga, CISAMAPI, e ocupando esse cargo ele está incentivando os demais prefeitos da região para, também, efetuarem a adesão ao Termo junto ao Butantan, no sentido de se promover um bloqueio regional contra o Covid-19.

+ Com Covid-19, prefeito de Mariana-MG é internado na UTI em Ouro Preto

O que se sabe sobre a Coronavac?

De acordo com o Butantan, a Coronavac é uma vacina que foi desenvolvida pela Sinovac Life Science Co., Ltd, sendo uma preparação feita com o novo coronavírus (SARS-COV-2) (cepa CZ02) cultivada em células Vero (um tipo de célula de rim de macaco). Para produzir a vacina, o vírus é inativado, ou seja, que se colocam substâncias químicas para que o vírus não seja capaz de infectar, ficando “morto”, sem poder causar doença. Depois é acrescentado a ele o hidróxido de alumínio, que é uma substância já bem conhecida como adjuvante para que a vacina gere anticorpos nas pessoas vacinadas. O esquema de vacinação do estudo é de duas doses de vacina com um intervalo de 14 dias (duas semanas) entre elas. A vacina é aplicada por via intramuscular.

Covid-19 em Ponte Nova

De acordo com o boletim mais recente sobre a Covid-19 em Ponte Nova, o município apresenta os seguintes dados:

  • Casos confirmados: 2105
  • Óbitos confirmados: 41
  • Casos recuperados: 1929
  • Casos suspeitos em investigação: 540
  • Negativos: 3364
Prefeitura de Ponte Nova quer adquirir 26 mil doses da Coronavac
Prefeitura de Ponte Nova quer adquirir 26 mil doses da Coronavac
Deixe um comentário

Rodolpho Bohrer

Rodolpho Julio Marci Bohrer é socio-fundador e diretor geral do Mais Minas. Estuda jornalismo na Universidade Cruzeiro do Sul e atualmente é repórter de política, cidades e loterias.

Contato: comunicacao@maisminas.org