Menu

Prefeitura de Itabirito organiza barreira sanitária para combate ao coronavírus

24/03/2020 às 13:38
Tempo de leitura
4 min

A Prefeitura de Itabirito segue tomando medidas pela proteção da população durante a pandemia de coronavírus. No último sábado, dia 21, o Decreto Municipal 13101 determinou que os acessos à cidade fossem fechados, concentrando o fluxo de veículos no Acesso 3 (Rodoviária Nova). No local, foi instalada uma barreira sanitária, onde as equipes orientam e prestam serviços de saúde às pessoas que entram no município. “Combater o novo vírus é um trabalho sério e que requer ações imediatas, então a Prefeitura de Itabirito está fazendo a sua parte e conta com a parceria da população. Podem confiar!”, destaca Orlando Caldeira, prefeito de Itabirito.

A estrutura reúne profissionais da Prefeitura de Itabirito no enfrentamento ao coronavírus e, no local, quem entra no município recebe orientações sobre prevenção da Covid-19. Os profissionais da Saúde ainda examinam todos, antes que entrem na cidade, para averiguar se há risco de contágio iminente e se as pessoas apresentam algum sintoma da doença. “A barreira sanitária não restringe o direito de ir e vir, mas orienta quem tem febre a procurar a nossa UPA”, explica o prefeito.

As medidas estão sendo bem avaliadas pela população nas redes sociais da Prefeitura de Itabirito. “Ótimo trabalho! Passamos lá ontem e aprovamos a equipe”, comentou Elisangela Andrade. “Parabéns ao prefeito e a todos que estão na linha de frente, cuidando e zelando por todos nós!!! Com fé em Deus e Nossa Senhora, vamos conseguir passar por essa pandemia!!”, opinou Ana Paula Esteves Alves. “A prefeitura tá de parabéns, tá fazendo de tudo pra manter o povo em casa”, publicou Adriana Oliveira.

Para as empresas da região que buscam trabalhadores na cidade, a Prefeitura está solicitando o afastamento das pessoas em todos os locais, como ônibus, refeitórios etc. “Também será exigida a assepsia geral, com disponibilização de álcool em gel para todos os ambientes”, explica Orlando Caldeira. As recomendações da Prefeitura atendem às normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. “Eles terão que se adequar”, pontua.

Os ônibus intermunicipais também são citados no novo decreto, ficando “terminantemente proibida a circulação dos mesmos pelas ruas, avenidas e demais vias da cidade, enquanto não passarem pela avaliação” da barreira sanitária. “Todos os esforços para contenção do estágio estão sendo realizados pela Prefeitura de Itabirito, mas a parceria com a população é o que garantirá a saúde e o bem-estar de todos. Portanto, faça sua parte: cuide-se e fique em casa sempre que possível”, encerra o prefeito.

Boletim Diário da Prefeitura divulga números sobre o coronavírus em Itabirito

A Prefeitura de Itabirito é a fonte segura para informações sobre a Covid-19 no município. O site itabirito.mg.gov.br e as contas da administração municipal no Facebook e Instagram são constantemente abastecidos com informações atuais, vindas dos órgãos municipais competentes. “Entendemos que a informação é uma aliada no combate ao coronavírus. Por isso, estamos comprometidos em divulgar os dados que são de interesse da população, para que todos possam se prevenir da doença e participar desse trabalho de proteger o bem-estar da comunidade”, destaca Alberto Gurgel, secretário de Comunicação.

Um dos principais meios de divulgação sobre a evolução do combate ao coronavírus é o Boletim Diário da Prefeitura de Itabirito. O informativo aponta, todo os dias, os números de casos em investigação, confirmados e descartados. “A gente está informando, cotidianamente, os dados de casos suspeitos. Se tiver algum caso confirmado, a gente vai informar. Não há nenhum interesse em esconder informação, pois a gente acredita que a população tem o direito de saber”, destaca Dr. Marcelo Araújo, infectologista da Prefeitura de Itabirito.

Toda população pode acompanhar as informações por meio das redes sociais e site da Prefeitura de Itabirito. Os dados são atualizados diariamente e são um importante instrumento de combate a notícias falsas que circulam sobre o assunto. “A gente está muito preocupado que a população tenha informações de boa qualidade. Sabemos que parte do medo e da ansiedade é por não ter um bom entendimento do que está acontecendo”, explica o infectologista, que ainda completa: “A gente sabe que Itabirito tem uma Saúde diferenciada e com o coronavírus vai continuar sendo diferenciada. E a gente vai superar isso com o mínimo de transtorno pra todo mundo”.

Última atualização em 13/09/2021 às 16:04