Menu

Em meio ao pico da Covid-19, Minas tem aumento de casos de dengue

A crescente da dengue também ocorre em outros quatro estados brasileiros.
02/02/2022 às 19:54
Tempo de leitura
2 min
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

Minas Gerais está entre os cinco estados brasileiros que registraram um aumento de casos de dengue durante a alta na incidência da Covid-19 no Brasil. A informação foi divulgada pela Rádio Itatiaia.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o aumento de casos de dengue foi de 94% em uma semana, passando de 178 casos para 347 confirmações entre os dias 20 e 26 de janeiro. Os casos de chikungunya também aumentaram em Minas Gerais. No mesmo período, 52 novos casos foram registrados, passando de 27 para 79.

Especialistas creem que há uma confusão entre os diagnósticos por conta dos sintomas apresentados pelos pacientes, já que dores no corpo e febre são comuns em diferentes tipos de contaminações.

As fortes chuvas de janeiro também podem ter contribuído para o aumento dos focos das doenças, principalmente da dengue.

Outros estados

Em Alagoas, onde também teve muita chuva, os casos de dengue cresceram de 65 para 119 confirmações entre dezembro de janeiro.

No Rio Grande do Sul, o crescimento é maior que o dobro, comparando os últimos dois anos. De 3.600 casos foi para 10.149 infecções. Em 2022, 75 casos foram registrados nas duas primeiras semanas do ano.

O Governo do Tocantins informou que 66% dos municípios estaduais correm risco de registrar casos de dengue, zika e chikungunya.

Em São Paulo, 2.028 casos da dengue foram registrados em janeiro. Uma pessoa morreu e outras cinco tiveram chikungunya. Mas o pico dos casos de dengue para o estado paulista é previsto para o mês de abril.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 05:28