Por decisão do Comitê Extraordinário Covid-19, liderado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, Itabirito, Mariana, Ouro Preto e os demais municípios da macrorregião Centro regredem para a onda vermelha do Plano Minas Consciente a partir deste sábado, dia 13 de fevereiro.
Com a nova medida, em filas, a distância mínima exigida passa a ser de 3 metros. Hotéis terão limite de ocupação de 50%. Em eventos, a limitação será de 30 pessoas, considerando a capacidade de uma pessoa a cada 10 metros quadrados. Para os serviços não-essenciais, o novo protocolo prevê limitação a um cliente por atendente.
Cancelamento do Carnaval
As três prefeituras da Região dos Inconfidentes cancelaram o Carnaval deste ano. Para evitar aglomerações, também está proibida a realização de comemorações, inclusive particulares, no período. Ouro Preto tenta realizar a festa em setembro, dependendo de como vai caminhar a vacinação contra a Covid-19.
Em Itabirito, devido ao cancelamento do Carnaval, segunda e quarta-feira – dias 15 e 17 de fevereiro – serão dias úteis, com expediente normal nos serviços públicos. Instituído pela Lei Municipal n° 3.065/2015, o feriado de terça-feira de Carnaval, dia 16 de fevereiro, está mantido.
Medidas de prevenção à Covid
Com a volta à onda vermelha, a Prefeitura de Itabirito reafirma a necessidade de a população respeitar as medidas de prevenção à Covid-19, como afastamento social, higiene frequente das mãos e uso obrigatório de máscara.
O município inicia a vacinação dos profissionais de saúde da rede privada que se cadastraram até as 12h desta sexta-feira, dia 12 de fevereiro, a partir da próxima terça-feira, dia 16. A vacinação acontecerá das 8h às 19h, conforme agendamento.