Nesta quinta-feira (18) a prefeitura de Itabirito registrou dois novos óbitos por covid-19, chegando ao total de 47. De acordo com informações do município, ainda há uma terceira morte em investigação.
O primeiro óbito registrado hoje foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. A vítima da covid-19 foi um senhor que foi a óbito no dia 2 de fevereiro, em Belo Horizonte. O paciente tinha câncer de pulmão avançado.
O outro óbito também ocorreu em Belo Horizonte. Se trata de uma pessoa que tinha diabetes e choque séptico secundário a pneumonia. A vítima testou positivo para covid no dia 21 de janeiro.
Itabirito confirmou, desde o início da pandemia, 8.023 casos de coronavírus dos quais 7.944 já são considerados como recuperados. O município descartou 6.146 suspeitas. A taxa de letalidade da covid-19 em Itabirito (proporção de óbitos por covid entre os casos confirmados) é a menor da região e está muito mais baixa que a do estado de Minas Gerais. Veja os números:
- Itabirito 0,589%
- Mariana 0,725%
- Ouro Preto 1,96%
- Belo Horizonte 2,60%
- Minas Gerais 2,09%
- Brasil 2,42%
Vacinação em Itabirito
A vacinação contra a covid-19 em Itabirito segue em andamento. De acordo com o boletim de imunização publicado pela prefeitura nesta quinta-feira (18), 1.816 doses já foram aplicadas no município, sendo 1.361 aplicações da primeira dose e 455 da segunda.
A maioria das doses do imunizante foram aplicadas em profissionais da saúde que trabalham no hospital, na UPA, nas UBS’s e também na rede privada. Além desses, idosos acima de 90 anos também já começaram a ser vacinados. Veja a tabela da distribuição das vacinas na cidade: