Menu

Ouro Preto: trânsito na Praça da Estação deve ser liberado até o dia 21 de março

A Curva do Vento também deve ser liberada simultaneamente.
14/03/2022 às 10:06
Tempo de leitura
3 min
Foto: Ane Souz/PMOP
Foto: Ane Souz/PMOP

Uma boa notícia para quem transita próximo à Praça da Estação, em Ouro Preto. Com o avanço das obras de retirada dos taludes e rochas que desmoronaram do Morro da Forca, as ruas Pacífico Homem e Xavier da Veiga, que estão interditadas, causando um grande tumulto no trânsito da cidade, devem ser liberadas até segunda-feira, 21 de março.

O superintendente de trânsito de Ouro Preto, Jorge Kassis, contou ao Mais Minas que se reuniu com a Secretaria de Obras e com a empresa responsável pela retirada da terra do Morro da Forca, Destroy Desmonte Técnicos do Brasil, e disse que a promessa é que o trânsito próximo à Praça da Estação seja liberado na sexta-feira, 18 de março, ou na segunda, 21.

“A obra em si está concluída, a não ser o que sobrou do Casarão, mas isso não é de responsabilidade da prefeitura e sim do IPHAN, que terá que separar minunciosamente peça por peça, limpar, catalogar, enumerar, ordenar e guardar as peças para ver o que pode ser feito. Eles vão fazer uma adutora na estação. Então, para não liberar e fechar de novo, essa adutora, segundo o secretário de obras, é um serviço rápido”, disse Jorge Kassis.

Simultaneamente à liberação do trânsito próximo à Praça da Estação, também será liberada a Avenida Lima Júnior, também conhecida como Volta do Vento. O material removido no Morro da Forca está sendo utilizado numa compactação na avenida, onde também houve desmoronamento.

As obras iniciaram no dia 28 de fevereiro e existe uma previsão de entrega com 21 dias de trabalho. O prazo inicial era de 45 dias trabalhados. De acordo com o secretário de Obras de Ouro Preto, Antônio Simões, foi dobrado o número de mão de obra, máquinas e equipamentos, além do trabalho ter sido realizado em dois turnos, o que permitiu que as obras fossem entregas com um prazo menor que o estipulado.

“Não consigo precisar quantos dias, porque ainda temos a drenagem complementar a ser feita na rua Diogo de Vasconcelos e, assim que finalizar, nós iremos liberar toda a via, exceto na área do Casarão Baeta Neves, porque o mesmo não pôde ser mexido por nós e o IPHAN ainda vai acompanhar os trabalhos de remoção dos escombros junto da Secretaria de Cultura e Turismo”, disse Antônio Simões ao MM.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 14/03/2022 às 11:28