The news is by your side.

Covid: número global de mortes registradas passa de 5 milhões

Por New York Times – O coronavírus é responsável por mais de cinco milhões de mortes confirmadas em todo o mundo até segunda-feira, de acordo com dados do Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas da Universidade Johns Hopkins. Essa perda eliminaria quase toda a população de Melbourne, Austrália, ou a maior parte do país de Cingapura.

Os especialistas dizem que cinco milhões é uma contagem inferior. Muitos países não conseguem registrar com precisão o número de pessoas que morreram de Covid-19, como Índia e nações africanas; especialistas questionaram a veracidade dos dados de outros países, como a Rússia.

“Todas essas estimativas ainda dependem da disponibilidade de dados ou de alguém que vai coletá-los antes que os anticorpos e as memórias locais desapareçam”, disse Adam Kucharski, professor associado da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres que analisa matematicamente surtos de doenças infecciosas. “Globalmente, haverá inúmeras tragédias locais que não foram relatadas.”

O número real de pessoas perdidas para a Covid-19 pode ser subestimado por “um múltiplo de dois a dez”, disse Denis Nash, epidemiologista da Escola de Pós-Graduação em Saúde Pública e Políticas de Saúde da City University de Nova York.

O ritmo de mortes confirmadas parece ter diminuído ligeiramente desde que o mundo atingiu quatro milhões no início de julho, apesar da rápida disseminação da variante Delta desde então – um sinal de que a disseminação de vacinas pode estar tendo um impacto, pelo menos em algumas partes de o mundo. Demorou nove meses para o vírus matar um milhão de pessoas , mais três e meio para chegar a dois milhões , outros três para matar três milhões e cerca de dois e meio para ultrapassar os quatro milhões.

Os Estados Unidos lideram o ranking de mais óbitos, com mais de 745 mil mortes confirmadas no total. As nações com o maior número de mortes relatadas depois dos Estados Unidos são, pela ordem, Brasil, Índia, México e Rússia.

A taxa global de mortes relatadas aumentou nas últimas duas semanas, após uma tendência de queda em grande parte de setembro e na primeira metade de outubro, mas uma média de mais de 7 mil mortes por dia permanece cerca de 3.000 a menos do que o pico de agosto. A Organização Mundial da Saúde disse na semana passada em um relatório sobre condições pandêmicas que as mortes confirmadas aumentaram na Europa e no Sudeste Asiático, e diminuíram em partes da África, Oriente Médio e Ásia.

O Dr. Nash disse que a taxa de mortalidade parecia estar diminuindo “em lugares ao redor do mundo onde estamos fazendo um bom trabalho na contagem de mortes, que também são lugares no mundo que têm o melhor acesso às vacinas”.

Mas, ele continuou, “acho que há lugares onde há aumentos nas taxas de mortalidade, mas simplesmente não os estamos medindo”.

Os 20 países que registraram o maior número de mortes per capita relatadas nas últimas semanas estão principalmente na Europa Oriental e no Caribe, e a maioria deles vacinou bem menos da metade de suas populações.

Os casos de coronavírus estão aumentando na Europa , embora três quartos da população adulta da União Europeia tenha sido totalmente vacinada. Essas taxas de inoculação despencam em países como a Bulgária e a Romênia, e são ainda mais baixas em nações que estão fora do bloco, como a Armênia.

Essa lacuna de vacinação persistiu mesmo quando as vacinas se tornaram mais amplamente disponíveis. Um relatório de setembro sobre as percepções da pandemia pelo Conselho Europeu de Relações Exteriores disse que a disparidade parecia ser impulsionada em grande parte pela desinformação, desconfiança e ceticismo.

A hesitação vacinal também é um grande problema para os países caribenhos , e muitos deles também enfrentam distribuição desigual de doses e obstáculos logísticos, disse a OMS em outubro.

Os funcionários da OMS pressionaram os países ricos a fornecer mais vacinas aos mais pobres. Eles e outros condenaram o acúmulo de vacinas e a maioria dos programas de injeção de reforço, quando grande parte do mundo ainda não foi inoculada. Em todo o mundo, cerca de 76% das injeções administradas foram em países de renda alta e média alta , de acordo com o projeto Our World in Data da University of Oxford. Apenas 0,6% das doses foram administradas em países de baixa renda.

O Dr. Nash disse estar esperançoso de que o acesso expandido a vacinas e novos tratamentos farmacêuticos, incluindo uma pílula antiviral da Merck , acabe por controlar o vírus.

Dr. Kucharski disse que o número real de mortos não seria conhecido por muito tempo.

“As pessoas precisam estar cientes de que pode levar anos para realmente entender o número de vítimas da Covid-19”, disse ele.