Menu

Celebrações religiosas em tempos de isolamento social, em 2020

17/04/2020 às 16:36
Tempo de leitura
3 min

Durante o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, diversos líderes religiosos tiveram que retirar seus smartphones do bolso para transmitir ao vivo suas celebrações, uma vez que os templos religiosos estão fechados para evitar aglomerações.

Não há como silenciar. Os líderes religiosos encontraram na tecnologia uma ferramenta poderosa de manter contato com seus fiéis. Agora, missas, cultos e reuniões estão sendo transmitidas ao vivo no YouTube, Facebook e outras redes sociais.

Um bom exemplo disso durante a Semana Santa, onde os padres católicos tiveram que transmitir as celebrações pela internet. Na frente deles, os bancos vazios, mas os fiéis estavam todos presentes atrás das telas.

Ideias de Celebrações durante a quarentena

Alguns padres tiveram a ideia de colocar fotos dos fiéis nos bancos da igreja, como foi o caso do Padre Marcelo Rossi, que está realizando suas celebrações no Santuário Mãe de Deus sem a presença física dos fiéis, mas com suas fotos coladas nas cadeiras com transmissão ao vivo pela internet.

Posted by Padre Marcelo Rossi on Friday, March 27, 2020

A exemplo dos católicos, outras vertentes religiosas também estão transmitindo seus encontros pelas redes sociais. A Comunidade Cristã Paz e Vida, fundada em 1982, em São Paulo, pelo pastor Juanribe Pagliarin, está transmitindo seus encontros pelo YouTube.

Já a Igreja Renascer em Cristo, fundada também em São Paulo, em 1986, por Estevam e Sônia Hernandes, seguindo as recomendações gerais de prevenção à Covid-19, adiou todos os seus eventos, porém ainda sem novas datas definidas. Os cultos presenciais foram suspensos temporariamente, porém ainda serão transmitidos pela Rede Gospel de Televisão que pertence à Fundação Evangélica Trindade, mantida pela Renascer., além da Rádio Gospel FM e redes sociais.

A Federação Espírita Brasileira emitiu um documento reforçando a necessidade do isolamento social para barrar o avanço do coronavírus e passou a transmitir suas reuniões através da internet.

Essas ferramentas de comunicação também servem para preservar os laços entre os membros da comunidade, mostrando que, mesmo distantes, a igreja e os fiéis permanecem unidos. Esse espaço de comunicação pela internet é essencial e deveria ser adotado por todos os templos religiosos, mesmo após o período de isolamento.

Igreja e Religião

A palavra “igreja” vem do grego “ekklesia”, que significa assembléia, reunião ou ajuntamento popular. A palavra “religião”, por sua vez, vem do latim “religare” e significa “ligar de novo o humano com o divino”. Mesmo que momentaneamente o encontro entre fiéis e celebrantes não seja físico, ele ainda é fraterno e mantém a assembleia reunida “conectada” a Deus”.

A bem da verdade, com base nas transmissões online mais recentes de diversas vertentes religiosas, o distanciamento social conseguiu estreitar ainda mais os vínculos do povo Altíssimo.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:06