Menu

Ipatinga dispensa uso obrigatório de máscara em locais abertos

De acordo com a Prefeitura Municipal, a medida foi tomada após Ipatinga atingir a marca de mais de 70% dos moradores e trabalhadores com duas doses ou a dose única da vacina. 
17/11/2021 às 16:38
Tempo de leitura
3 min
Foto: Facebook / Prefeitura de Ipatinga
Foto: Facebook / Prefeitura de Ipatinga

A Prefeitura de Ipatinga publicou um decreto nessa última terça-feira, 16 de novembro, que flexibiliza o uso de máscaras, não sendo mais obrigatório o seu uso em locais abertos. Em ambientes fechados, transporte público, por aplicativo e táxi, permanece a obrigatoriedade da utilização da máscara.

De acordo com a Prefeitura Municipal, a medida foi tomada após Ipatinga atingir a marca de mais de 70% dos moradores e trabalhadores com duas doses ou a dose única da vacina. 

“Com mais de de 70% da população com esquema vacinal completo, Ipatinga publica o decreto 9862/21 que flexibiliza o uso de máscara em locais abertos. O acessório continua sendo obrigatório em locais fechados, transporte públicos, estabelecimentos comerciais, indústrias e áreas comuns de condomínios”, disse a Prefeitura de Ipatinga em publicação nas redes sociais.

decreto publicado nessa terça-feira no Diário Oficial do (DOM) e as regras já estão em vigor. De acordo com o documento, a obrigatoriedade será dispensada até em ambientes fechados, em alguns casos específicos.

“No caso de pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica, que poderá ser obtida por meio digital, bem como no caso de crianças com menos de três anos de idade”, disse a publicação.

Por outro lado, a Prefeitura de Ipatinga ressalta que o uso de máscara continua sendo recomendado em qualquer ambiente para pessoas consideradas grupo de risco para a Covid-19 — portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, e indivíduos fumantes (que fazem uso de tabaco incluindo narguilé), acima de 60 anos, gestantes, puérperas e crianças menores de 5 anos.

De acordo com o Boletim Epidemiológico mais recente, divulgado pela Prefeitura Municipal nessa terça-feira, apenas três novos casos foram confirmados para a Covid-19 em 24 horas. Dos 33.368 casos positivados, 32.271 estão recuperados, 915 morreram e 182 estão em recuperação.

Quanto à vacinação, de acordo com o Boletim Epidemiológico municipal, 186.980 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Ipatinga, 142.051 foram imunizados com a segunda dose, 15.404 com a terceira e 4.599 receberam a dose única. Portanto, 71% da população de Ipatinga está parcialmente imunizada contra o novo coronavírus e 55,4% recebeu a imunização completa.

Flexibilização em Minas

Na última semana, o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, disse que o uso máscaras em locais abertos deverá ser desobrigado em todo o estado ainda neste ano. Na ocasião, ele revelou que a liberação seria por cidades, acontecendo de forma escalonada.

“Devemos soltar nota vinculando a vacinação de cada município [para a liberação do uso de máscaras]. Tem município que já chegou a 75% de vacinação. Não tem como tratar o estado da mesma forma, pois a vacinação é desigual. A expectativa é de que neste ano a gente atinja os critérios para desobrigar o uso de máscara em local aberto e arejado”, disse.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:34