Menu

Corpo de Bombeiros promove doação de sangue ao Hemominas

28/06/2019 às 12:40
Tempo de leitura
3 min

Programação da “Semana de Prevenção” busca disseminar a pratica de medidas preventivas e ações solidárias em Minas Gerais. Criada pelo Decreto Federal nº 35.309 de 02 de abril de 1954, a “Semana da Prevenção” é realizada  próximo ao dia 2 de julho, dia nacional do bombeiro.

Em Belo Horizonte e região, a programação começou na última segunda-feira (24). No entanto, a corporação segue promovendo atividades.

Para o Dia Nacional do Bombeiro, corporação promove a Semana de Prevenção

Crédito da Imagem: Reprodução/Hemoninas

Por exemplo, na segunda-feira (1) será realizada a campanha de doação de sangue. Dessa forma, cerca de 40 militares irão comparecer a Fundação Hemoninas, em Belo Horizonte. Devido o surto de dengue que atingiu a capital mineira, houve uma baixa significativa dos bancos de sangue no Hemominas.

A Hemominas possui critérios básicos e específicos para avaliar quem está apto para ser doador. No entanto, a fundação busca sempre elucidar dúvidas e questões de quem deseja ser doador. Para mais informações acesse.

Além disso, durante toda semana, o Corpo de Bombeiros promoveu atividades voltadas à difusão de informações sobre importância do treinamento técnico-profissional, as práticas de medidas preventivas e ações solidárias no Estado.

Por exemplo, no último dia 24, militares realizaram um workshop com minicursos sobre resgate veicular e geoprocessamento de atividades operacionais. Além disso, a corporação promoveu uma competição entre as unidades e militares para praticarem atividades como redução de forças, arrastamento/tracionamento, montagem da unidade autônoma de respiração subaquática e corte de tronco com machado.

Seguindo as atividades, o Corpo de Bombeiros Militar, realizou hoje (28) uma exposição voltada ao público estudantil. A mostra foi realizada na Academia de Bombeiros Militar, no complexo da Pampulha. Lá, alunos de escolas públicas e privadas conheceram equipamentos e materiais usados nas atividades operacionais, viaturas e aeronaves, além de um simulado de resgate de vítimas em acidades com veículos.

Ações do Corpo de Bombeiros em outras cidades

Na última quinta-feira (27), o Corpo de Bombeiros das cidades de Juiz de Fora, Barbacena e São João del Rei realizou uma Operação Alerta Vermelho afim de fiscalizar se estabelecimentos estão em dia com o Auto de Vistoria da corporação (AVCB).

Dessa maneira, militares visitaram comércios e outras edificações aproximando militares da sociedade. Com isso, as atividades buscam apresentar às comunidades as atividades realizadas pelo Corpo de Bombeiros. Sobretudo, as ações da “Semana de Prevenção” buscam divulgar a importância de uma cultura de prevenção, e práticas que evitem sinistros como acidentes e incêndios.