Menu

Criança de Ouro Preto com suspeita de sarampo estava com virose

17/09/2019 às 10:02
Tempo de leitura
2 min

Uma menina de oito meses deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ouro Preto, no dia 10 de setembro, com suspeita de sarampo. Entretanto, segundo informações médicas, a criança estava com virose. O resultado dos exames da criança de oito meses saíram nesta segunda-feira (16) e confirmaram que não se tratava da grave infecção viral.

A criança chegou a passar por alguns procedimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ouro Preto. Depois, ela foi transferida e internada na Santa Casa de Misericórdia do município, sendo liberada na última quarta-feira (11), ás 15h.

Sarampo

Minas Gerais, neste ano, encontra-se ameaçada pelo sarampo. Até o momento, foram confirmados 18 casos de sarampo no estado, em 2019. O primeiro caso, que acometeu um italiano com histórico de viagens para a Croácia e Itália, foi confirmado em Betim. O segundo, em Contagem, na Grande BH. Oterceiro e o quarto, foram confirmados na capital mineira. Na última semana, dez casos foram confirmados com pessoas que moram em Uberlândia, na Região do Triângulo Mineiro.

No estado mineiro, os últimos casos transmitidos dentro do próprio município ocorreram em 1999, totalizando nove casos. Em 2011, o estado detectou um caso, denominado como importado, vindo da França. Já em 2019, outros dois casos importados foram detectados vindo dos Estados Unidos. A doença voltou a circular no Brasil após um longo tempo devido às migrações e viagens internacionais.

O sarampo é uma doença viral grave. Ela é transmitida pelo contato direto ou pelas vias aéreas – pela fala, pela tosse e pelo espirro, através de gotículas de saliva. Por ser uma doença extremamente contagiosa, ela pode ser contraída por pessoas de diversas idades.

É importante lembrar que a vacinação contra o sarampo é de extrema importância, e a única forma de prevenção é a vacina oferecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Saiba mais sobre o sarampo.

COMENTÁRIOS