Menu

Cachorro é jogado de carro e atropelado em Congonhas

03/12/2019 às 10:30
Tempo de leitura
2 min

Um cachorro foi abandonado na rua e atropelado na manhã dessa segunda-feira (2), na cidade de Congonhas, que fica há 70 km de Belo Horizonte. O caso, que aconteceu no bairro São Luiz, foi divulgado nas redes sociais e tomou uma grande proporção. Muitos moradores da região se sentiram indignados e denunciaram o ato criminoso.

Em vídeo que circula no Facebook, é possível ver que um carro Crossfox entra na imagem de uma câmera de segurança, para por alguns segundos e uma pessoa no lado do carona joga o pequeno animal na rua. Logo após, o cão desorientado corre ao lado do carro e é atropelado. O condutor então foge, na tentativa de se livrar do animal, sem prestar socorro ao cãozinho.

No entanto, rapidamente algumas pessoas se mobilizaram após o acontecido, socorreram o animal e o levaram para uma clínica veterinária. Agora, muitas pessoas se mobilizam no Facebook para tentar encontrar os autores do crime. O vídeo pode ser visto aqui.

Crime

A Lei de Crimes Ambientais prevê os maus-tratos como crime. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou nativos é crime. A pena é de detenção de três meses a um ano, e multa.
Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

Vale lembrar que atos de maus-tratos envolvendo animais podem ser denunciados diretamente em qualquer delegacia de polícia ou prelo telefone da Polícia Militar, número 190.

Dezembro Verde

Ativistas da causa animal criaram o Dezembro Verde para conscientizar sobre o abandono de animais no Brasil. Mesmo sendo crime, casos como o de Congonhas acontecem frequentemente no país. Além disso, a campanha também tem como objetivo explicar sobre as responsabilidades de se ter um animal. Assim, adoção responsável, cuidados básicos, gastos com veterinário, adestramento e castração são tópicos fundamentais a serem discutidos.

Leia também: Em Congonhas, 240 atletas participaram da Corrida dos Profetas no último domingo (1)

COMENTÁRIOS