Menu

Ato em defesa da vida: Prefeitura de Itabirito recebe prefeitos em mobilização contra acidentes na BR-040 e na BR-356

14/11/2023 às 16:31
Tempo de leitura
2 min
Foto: divulgação/prefeitura de Itabirito
Foto: divulgação/prefeitura de Itabirito

A Prefeitura de Itabirito sediou nesta terça-feira, dia 14 de novembro, uma mobilização contra a rotina de acidentes na BR-040 e na BR-356. O encontro reuniu o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, além de chefes do Executivo e representantes de mais dez municípios da região. Intitulado “ato em defesa da vida”, o movimento inicialmente seria realizado na Praça de Pedágio 9 da BR-040. 

Construída em conjunto com a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), Associação dos Municípios do Alto Paraopeba (Amalpa) e o Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap), a pauta prevê diálogo com o Governo do Estado de Minas Gerais e com o Governo Federal.

Foto: divulgação/prefeitura de Itabirito

“A cada dia, aproximadamente 1,3 mil carretas e caminhões envolvidos na logística de escoamento da produção minerária trafegam pela BR-040 e pela BR-356. O trânsito cada vez mais intenso coincide com o aumento da ocorrência de acidentes, vários deles com vítimas fatais, na região”, destaca o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira.

A solução discutida durante o “ato em defesa da vida” prevê o redirecionamento do fluxo de transporte da mineração para a MG-030 e para a ITA-330. A iniciativa proporcionará maior agilidade no escoamento da produção de minério de ferro, bem como reduzirá o tráfego de veículos pesados nas rodovias federais.

Construção compartilhada 

A proposta agrada às principais empresas mineradoras da região, que confirmaram o interesse em participar da construção de solução conjunta para o problema atual, bem como em colaborar em obras de melhorias na ITA-330 e na MG-030.

Ato na Praça de Pedágio 

Inicialmente, o ato estava previsto para a Praça de Pedágio 9 da BR-040, localizada em Itabirito. Em razão da concessão de mandado de segurança à empresa concessionária responsável pela BR-040, contudo, as lideranças envolvidas na articulação optaram por realizá-lo na manhã da terça-feira, na Prefeitura.

Fonte: prefeitura de Itabirito

COMENTÁRIOS