Menu

Distrito de Amarantina, em Ouro Preto, realiza mais uma edição da Festa das Cavalhadas

13/09/2023 às 20:03
Tempo de leitura
2 min
Foto: Ane Souz
Foto: Ane Souz

A comunidade de Amarantina está em festa! O distrito, com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto, celebra mais uma edição da Festa de São Gonçalo e das Tradicionais Cavalhadas. Esta festividade, considerada patrimônio cultural imaterial de Ouro Preto, teve início com a programação religiosa no dia 8 de setembro. A programação cultural, por sua vez, terá início na quinta-feira, dia 14, com shows, praça de alimentação e a tradicional apresentação das cavalhadas, que recria a épica batalha medieval entre mouros e cristãos.

A Festa de São Gonçalo e as Tradicionais Cavalhadas de Amarantina ocorrem anualmente no mês de setembro, seguindo a tradição da colheita de alho e a festa do padroeiro do distrito. Desde 2011, este evento é oficialmente reconhecido como patrimônio cultural imaterial de Ouro Preto e é organizado com entusiasmo pelos moradores locais em colaboração com a Associação dos Cavaleiros Mestre Nico de São Gonçalo.

Nas Cavalhadas de Amarantina, os cavaleiros assumem os papéis dos soldados de ambos os lados da batalha e encenam os momentos cruciais, incluindo o rapto de Floripes, a princesa moura. O evento é dividido em quatro partes distintas: apresentação, invasão, diplomacia e casamento. Todos os conflitos são recriados com um toque de humor e leveza, proporcionando entretenimento para todos os presentes. O melhor de tudo é que a programação é gratuita e aberta ao público, permitindo que todos desfrutem dessa tradição única.

+ Centenário: Festa do Pastel de Angu fecha semana do aniversário de Itabirito em grande estilo

Portanto, prepare-se para vivenciar a riqueza cultural e histórica de Amarantina durante a Festa de São Gonçalo e as Tradicionais Cavalhadas. É uma oportunidade imperdível para mergulhar na história e na diversão, tudo em um só lugar. Não perca!

A programação da Festa de São Gonçalo e as Tradicionais Cavalhadas pode ser conferida na imagem abaixo:

COMENTÁRIOS