Menu

Cruzeiro fica em quinto lugar em novo ranking de torcidas; Galo aparece em décimo

17/09/2019 às 14:30
Tempo de leitura
3 min

O instituto de pesquisas Datafolha, divulgou nesta terça-feira (17), o mais novo ranking de torcidas brasileiras. E, segundo o novo estudo, o Cruzeiro aparece na quinta colocação entre as maiores torcidas, empatado com Grêmio e Vasco. A pesquisa mostra que 4% da população brasileira tem a Raposa como time do coração. Já o Atlético aparece em décimo lugar, com 2% dos brasileiros afirmando torcer para o Galo.
Apesar da diferença considerável entre os rivais mineiros, o Datafolha opera com uma margem de erro de 2%, o que deixa os principais times mineiros tecnicamente empatados. O levantamento foi realizado nos dias 29 e 30 de agosto deste ano. Foram entrevistadas 2.878 pessoas, com 16 anos ou mais, de 175 municípios diferentes, localizados em todas as regiões do país. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
De acordo com o ranking, a maior torcida do Brasil segue sendo a do Flamengo, com 20% da população do país. Em seguida vem o Corinthians, arrebatando 14% dos brasileiros.

Ranking regional

A pesquisa também mostra a incidência de torcedores nas diferentes regiões do Brasil. Alguns times tem uma base de torcedores muito grande fora de seu estado e região de origem, o que serve para alavancar em muito os números da torcida de cada um. Regiões sem muita tradição no futebol, como Centro-Oeste e Norte, além do Nordeste, que apesar de contar com diversos times tradicionais, há muitos anos não consegue bater de frente com as equipes mais vitoriosas do Brasil, acabam vendo suas populações, em grande parte, torcerem para alguns desses times mais nacionalizados, como é o caso de Flamengo, Corinthians, Palmeiras e Vasco.
O que ilustra bem isso são os números de torcedores quando se pega apenas o recorte da região Sudeste. A porcentagem da torcida do Flamengo, ainda muito presente no Espírito Santo e em algumas regiões de Minas Gerais, cai para 18%. A corintiana sobe para 17%, vide a grande quantidade de torcedores do time no estado de São Paulo. Já os são-paulinos, por sua vez, sobem três pontos, passando de 8 para 11%.

Atlético e Cruzeiro regionalmente

E então aparece um fator bem curioso. A torcida do Cruzeiro aparece em quarta na região Sudeste, com 8% dos torcedores, deixando Palmeiras e Vasco para trás. O Atlético também ganha posições, se tornando a sexta maior torcida da região, com 5% dos torcedores, ultrapassando Vasco e Santos. Isso mostra que esses times, Palmeiras, Vasco e Santos, possuem uma porcentagem considerável de torcedores fora de suas regiões.
Veja o ranking de torcidas no Brasil, segundo o Datafolha:

Cruzeiro fica em quinto lugar em novo ranking de torcidas; Galo aparece em décimo

Gráfico da pesquisa de torcidas – Crédito da imagem: Datafolha/Reprodução


Lista:
Não torcem para nenhum time (22%)
1. Flamengo (20%)
2. Corinthians (14%)
3. São Paulo (8%)
4. Palmeiras (6%)
5. Vasco (4%)
Cruzeiro (4%)
Grêmio (4%)
8. Internacional (3%)
Santos (3%)
10. Atlético (2%)
Seleção Brasileira (2%)
12. Botafogo (1%)
Bahia (1%)
Fluminense (1%)
Sport (1%)
Santa Cruz (1%)
Fortaleza (1%)
Vitória (1%)
Ceará (1%)

A pesquisa completa pode ser acessada aqui.