Menu

Cruzeiro inicia reformulação do elenco para 2024

13/12/2023 às 20:59
Tempo de leitura
4 min
Bruno Rodrigues não jogará pelo Cruzeiro em 2024. Foto: Cruzeiro / Flickr / Reprodução
Bruno Rodrigues não jogará pelo Cruzeiro em 2024. Foto: Cruzeiro / Flickr / Reprodução

Com o fim da temporada e a permanência na elite do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro já iniciou o planejamento para 2024. Com a saída de Paulo Autouri e Fernando Seabra do comando técnico interino, a diretoria celeste busca um novo nome para assumir a área técnica da equipe: Fernando Gago, Thiago Carpini e Gabriel Milito são os favoritos para assumir o posto.

A tendência é que também haja mudanças internas, nos bastidores, a começar pela diretoria de futebol. Muito pressionado pela torcida e pelos erros cometidos ao longo do ano, Pedro Martins deve deixar o comando do futebol. A partir dessas definições, o Cruzeiro deve iniciar as movimentações em busca de contratações para a próxima temporada.

Saídas

Apesar das indefinições quanto à contratações, o elenco do Cruzeiro vem passando por algumas mudanças, saídas em definitivo e rumores de eventuais empréstimos.

A primeira movimentação do mercado foi quanto à saída de Luciano Castán rumo ao Sport. Peça fundamental na melhor defesa do campeonato, o defensor de 34 anos tinha contrato até o final do ano e a diretoria optou por não renovar. Com isso o Leão da Ilha do Retiro, que busca o acesso após fracasso na temporada 2023, tratou de se movimentar para contratar o zagueiro.

Luciano Castán já foi anunciado pelo Sport

Matheus Jussa, que foi titular durante quase todo o campeonato também tinha contrato de empréstimo até o fim do campeonato e não foi renovado. Com isso, o volante retorna para o Fortaleza.

Matheus Jussa é mais um que não permanece na Toca da Raposa em 2024. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Outra saída praticamente encaminhada é a de Bruno Rodrigues. Destaque na campanha da Série B 2022 e peça fundamental na remontada celeste para escapar da zona de rebaixamento, o atacante tem boa parte dos seus direitos econômicos ligados ao Tombense, e para permanecer na Toca, a diretoria celeste teria de exercer a compra de uma porcentagem maior do seu passe (Cruzeiro já detém 33%) renovando o vínculo o clube e propondo uma melhora salarial.

No entanto, o jogador vem recebendo grandes sondagens do futebol nacional e na tarde desta quarta-feira (13), os jornalistas Samuel Venâncio e André Hernan noticiaram que existe uma proposta de quase 5 milhões de euros pelo jogador. A raposa que havia feito uma proposta para renovar o vínculo, acabou achando a oferta muito acima do que pode gastar e decidiu abandonar o negócio. Com isso, a raposa perde mais um titular do seu plantel.

Bruno Rodrigues vestiu a camisa do Cruzeiro em 66 oportunidades, com 17 gols e 10 assistências. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Nos últimos dias, também foi ventilado a possibilidade de empréstimo de nomes que não caíram nas graças da torcida nessa temporada, a começar pelo atleta mais caro da temporada, Wesley Ribeiro. Contratado por cerca de 16 milhões de Reais junto ao Palmeiras, o atacante foi muito criticado durante o ano pelas suas atuações muito aquém do que se esperava considerando o investiemento feito.

Outro nome que deve deixar o clube é Paulo Vitor, que chegou durante a temporada vindo do Real Valladollid e não teve destaque na equipe.

Torcida comemora rumores de saída de Wesley e Paulo Vitor

Quem chega para a área técnica?

Antes dado como certo, a negociação com Fernando Gago acabou “empacando” em alguns detalhes burocráticos e pode melar. A diretoria, que vinha fazendo entrevistas com diversos profissionais desde o início da SAF, entrou em contato com Thiago Carpini e conversou com o treinador para discutir a possibilidade de assumir o cargo.

Com essa revira-volta, tudo indica que Carpini, que estava praticamente acertado com o Santos, deve deixar Caxias do Sul rumo à Belo Horizonte.

YouTube video
O Footure, canal especialista em análise tática, conta como joga a equipe de Thiago Carpini. Confira:

O Mais Minas segue de olho no mercado da bola e traz notícias diárias sobre o que acontece no mês de Dezembro no futebol. Fique ligado em nossas redes sociais e fique sempre bem informado!

COMENTÁRIOS