Menu

Cruzeiro vence Atlético e sai na frente em decisão do Mineiro

15/04/2019 às 11:30
Tempo de leitura
7 min

O Cruzeiro venceu e de quebra reverteu a vantagem atleticana na final do Campeonato Mineiro. Na partida disputada na tarde deste domingo (14), no Mineirão, a equipe celeste fez 2 a 1 diante de sua torcida, que lotou o Gigante da Pampulha, e agora joga pelo empate, no Independência, sábado que vem.
A partida foi muito polêmica e disputada e quem esperava amplo domínio do Cruzeiro se frustrou. O Galo soube ultrapassar o mau momento na temporada com muita garra e entrega e em momento algum deu vida fácil aos cruzeirenses.

O jogo

O clássico foi aquilo que se esperava de um jogo que carrega tal rivalidade: polêmico, disputado, duro e sem muitas chances claras para ambas as equipes. Jogando com a vantagem do empate e fora de casa, o Atlético se fechou desde o início do jogo e deu a posse de bola para o Cruzeiro.
A equipe celeste trocava passes e tentava forçar jogadas pelas costas do lateral Guga, chegando com perigo por ali, em algumas situações. Mas apesar de chegar com certa facilidade pelos lados, o Cruzeiro falhava muitos nos cruzamentos, com ambos seus alas. O Galo por sua vez buscava sair no contra-ataque e conseguia assustar, principalmente com o meia Luan, que fazia boa partida.
E mesmo após o gol celeste, marcado pelo ponta Marquinhos Gabriel, o Atlético não se expôs e continuou marcando forte, até conseguir empatar, com o matador Ricardo Oliveira. E aí o time alvinegro fechou a casinha de vez. Mas aí o Cruzeiro usou da bola parada para retomar a vantagem, com gol do zagueiro Léo.

Cruzeiro vence Atlético e sai na frente em decisão do Mineiro

Comemoração do gol de Marquinhos Gabriel (Foto: Vinnicius Silva / Cruzeiro)


Pensando no jogo da volta, mesmo atrás no placar, o Galo passou a segurar o jogo e fazer cera, tendo o goleiro Victor inclusive sendo advertido com o cartão amarelo após retardar a cobrança de um tiro de meta. Antes do apito final o Cruzeiro ainda conseguiu marcar, mas o gol do artilheiro Fred foi anulado pelo Árbitro de Vídeo (VAR). E ainda, no apagar das luzes, o ponta Rafinha, do Cruzeiro e o volante Adilson, do Atlético, foram expulsos.
As duas equipes voltam a se enfrentar no sábado, às 16h30, pelo segundo jogo da final. O jogo que decidirá o campeão será realizado no Independência. Com a vitória de ontem (14), o Cruzeiro reverteu a vantagem atleticana e joga por um empate. O Galo precisa vencer por pelo menos um gol de diferença para levantar o troféu de campeão mineiro.

Gols

O primeiro gol da partida saiu aos, 45 minutos, com Marquinhos Gabriel. Após bom passe de Fred, nas costas de Guga, o camisa 20 celeste dominou e chutou forte. A bola acertou o zagueiro Leonardo Silva e entrou no canto direito do goleiro Victor, que enganado pelo desvio, caia para o outro lado.
O empate do Galo viria a sair aos onze minutos do segundo tempo, quando o ponta Chará recebeu bom passe do meia Vinícius, ganhou do zagueiro Dedé na dividida e cruzou, por cima, na saída do goleiro Fábio. O camisa 1 celeste chegou a desviar na bola, mas esta sobrou para Ricardo Oliveira, livre, de frente para o gol. O 9 atleticano não perdoou e fuzilou, para deixar tudo igual.

Cruzeiro vence Atlético e sai na frente em decisão do Mineiro

Ricardo Oliveira comemora seu gol (Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG)


Mas ainda tinha tempo para mais bola na rede. O Cruzeiro voltou a frente no placar após cobrança de escanteio de Robinho, aos 16 minutos da segunda etapa. O camisa 19 cobrou, Dedé resvalou e Léo, como um centroavante, dominou a bola na área e fuzilou o gol de Victor. 2 a 1 e festa da vibrante torcida celeste no Mineirão.
Aos 35 minutos, em outro lance de escanteio, Fred chegou a fazer o terceiro gol. Mas o árbitro anulou o lance com ajuda do VAR, que identificou um toque na mão do atacante celeste, após o cabeceio que foi parar no fundo das redes.

Polêmicas

Como é de praxe em clássicos mineiros, o jogo foi recheado de polêmicas. A primeira delas aconteceu no primeiro tempo, após o gol celeste, quando Dedé teria agarrado o zagueiro Igor Rabello dentro da área. O VAR não inteferiu no lance, mas se especula que a posição irregular do atleticano na jogada tenha sido a causa da não-revisão da jogada.
Os atleticanos se irritaram também no lance do segundo gol celeste. O escanteio que originou o gol foi incorretamente marcado pelo assistente, pois a bola bateu por último no cruzeirense Marquinhos Gabriel.
Os cruzeirenses, por sua vez, reclamam da anulação do gol de Fred, que seria o terceiro do time celeste no jogo. A bola realmente toca na mão do atleta após o cabeceio, mas a reclamação vem pois claramente não há intenção no lance. O atleta, que estava inclusive sendo segurado por Leonardo Silva, cabeceia para o chão, pressionado e a bola acerta seu punho, que estava erguido no movimento de impulsão. A mudança de regra do futebol, que entrará em vigor a partir da próxima temporada europeia, esclareceria o lance. Mas enquanto ela não vale, há de ser uma jogada interpretativa.
No fim do jogo ainda aconteceram duas expulsões. Rafinha recebeu o segundo amarelo após falta dura e foi expulso. Logo após a punição ao 7 cruzeirense, se iniciou uma confusão e o volante Adilson, do Atlético, também foi punido, após agredir um jogador cruzeirense.

Pedro Rocha

O cruzeirense ainda pôde ver a estreia do novo reforço Pedro Rocha. O atacante, que jogou com a camisa 32, entrou no segundo tempo e participou em alguns lances. Apesar da nítida falta de entrosamento com o time, o jogador mostrou boa técnica e velocidade em alguns lances.

Próximo jogo

As equipes terão, agora, toda a semana para se preparar para o jogo de volta da final. Os times voltam a se enfrentar no sábado (20), às 16h30, no Independência. Um empate dá o título ao Cruzeiro. Para o Atlético basta uma vitória simples, para ficar com o caneco.

CRUZEIRO 2 X 1 ATLÉTICO-MG

Motivo: 1º jogo da final do Campeonato Mineiro
Data: 14/04/2019 (domingo)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães-RJ (FIFA)
Público: 44.650 pagantes /51.032 presentes
Renda: R$ 1.952.766,00
Gols: Marquinhos Gabriel, aos 45 min. do 1º tempo; Ricardo Oliveira, aos 11 min., e Léo, aos 16 min. do 2º tempo
Cruzeiro: Fábio; Edilson, Léo, Dedé e Egídio; Henrique, Lucas Romero (Ariel Cabral), Robinho (Rafinha), Marquinhos Gabriel e Rodriguinho (Pedro Rocha); Fred. Técnico: Mano Menezes.
Atlético-MG: Victor; Guga, Leonardo Silva, Igor Rabello e Fábio Santos; Adílson, Elias, Cazares (Vinícius), Chará e Luan (Maicon); Ricardo Oliveira (Geuvânio). Técnico: Rodrigo Santana.
Cartões amarelos: Fred, Henrique, Lucas Romero, Edilson e Marquinhos Gabriel (Cruzeiro); Luan, Ricardo Oliveira, Maicon, Fábio Santos, Leonardo Silva e Victor (Atlético-MG);
Cartões vermelhos: Rafinha (Cruzeiro); Adílson (Atlético-MG).

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:34