O Cruzeiro larga com grande vantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil. A equipe mineira bateu o Atlético Paranaense em plena Arena da Baixada na noite de quarta-feira após sair perdendo e conseguir a virada. Mesmo com os desfalques de Edilson e Thiago Neves o Cruzeiro conseguiu se portar bem e sair vitorioso de Curitiba. A equipe mineira chegou a tomar um susto com o gol de Thiago Carleto, numa falta de longa distância, no fim do primeiro tempo, mas não se abalou e virou com um gol de Henrique num chute de fora da área que desviou em Thiago Heleno e com um de Raniel no último lance do jogo após belo lançamento de Dedé.
O jogo
Foi um belo jogo na Arena da Baixada. O primeiro tempo começou bem aberto com ligeiro domínio do Atlético Paranaense. A equipe de Fernando Diniz buscava sempre o passe, sem fugir das características de seu treinador, e chegava com perigo à frente, principalmente nos chutes de fora da área. O Cruzeiro por sua vez tentava apertar a saída de bola e forçar o erro dos defensores rubro-negros, por vezes conseguindo roubar a bola no seu campo de ataque ou forçar chutões.
O jogo foi lá e cá até o fim do primeiro tempo, mas o placar se mantinha inalterado. Até que aos 40 minutos surgiu uma falta na intermediária. Pela posição bola não parecia lá muito perigosa, mas o Furacão tem Thiago Carleto, e o lateral esquerdo encheu o pé e mandou um petardo que quicou antes de Fábio e matou o goleiro celeste. Antes do fim do primeiro tempo o time paranaense chegou a balançar as redes novamente, mas o gol foi anulado por impedimento.
O Cruzeiro não se abalou com o resultado e voltou melhor para o segundo tempo, marcando mais e adiantando suas linhas. E de tanto pressionar o Atlético Paranaense o gol acabou saindo. Numa sobra de bola Henrique arriscou de longe e a bola desviou no ex-cruzeirense Thiago Heleno e matou o goleiro Santos. 1 a 1. Após o gol a partida ficou ainda mais aberta com as duas equipes buscando o gol, sem sucesso. E quando o jogo parecia se encaminhar a um empate, mais especificamente aos 47 do segundo tempo, Dedé fez grande lançamento (que valeu o apelido de “Dedéckenbauer”) em direção a Raniel que girou em cima do zagueiro e saiu na cara do gol, só tendo o trabalho de definir e correr para o abraço. Não havia mais tempo para nada e na saída de bola do Atlético Paranaense o juiz apitou o fim do jogo: 2 a 1 e uma enorme vantagem para o Cruzeiro na busca do sexto troféu da Copa do Brasil.
O Cruzeiro só volta a atuar na competição após a parada para a Copa do Mundo e vai para o jogo decisivo no Mineirão com a vantagem do empate. Vale lembrar que agora o gol fora de casa não é critério de desempate na Copa do Brasil. Ou seja, se o Furacão vencer por um gol de diferença a partida vai para os pênaltis.
Agora o Cruzeiro volta a jogar no sábado, em clássico contra o Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro, no estádio Independência. Mano Menezes deve mandar um time misto para essa partida.
Leia também:
- Com derrota nos pênaltis, Atlético é eliminado da Copa do Brasil
- Confira os 23 convocados para defender o Brasil na Copa do Mundo 2018
- E os “milagres” continuam! “São Victor” renova contrato com o Galo

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.