Menu

Cruzeiro x Atlético: um superclássico que vale muito

08/11/2019 às 11:21
Tempo de leitura
4 min

Cruzeiro e Atlético farão, no próximo domingo (10), um clássico que promete ser um turbilhão de emoções, para ambos os lados. Os dois maiores clubes do futebol mineiro fazem péssima temporada e se encontram em situação difícil no Campeonato Brasileiro. O time alvinegro se encontra em situação um pouco mais confortável e sabe que com uma vitória, consegue, praticamente, se livrar da remota chance de rebaixamento que ainda carrega e, de quebra, consegue afundar o rival. Já a equipe celeste, vive um momento um pouco mais complicado e precisa vencer de qualquer jeito, para ter um respiro em relação ao Z4 e também para não deixar o rival se desgarrar na briga contra o descenso.
Vejamos agora a importância do jogo para as duas equipes:

Cruzeiro

O Cruzeiro vive uma situação curiosa. Apesar de estar em 16° lugar, com 34 pontos, apenas um acima do Botafogo, que abre o Z4, a Raposa vem em uma fase não tão ruim. Desde que o treinador Abel Braga chegou ao time, o desempenho da equipe celeste cresceu muito, apesar de ainda estar longe do que o torcedor quer ver, e, atualmente, vem de uma sequência de nove jogos sem perder. Nos últimos dez jogos, todos os que Abel comandou o time, foram 15 pontos conquistados. Um aproveitamento de 50%. O aproveitamento do time celeste só não é maior por um problema: os empates.

Cruzeiro x Atlético: um clássico que vale muito

Abel Braga melhorou o Cruzeiro, mas precisa fazer o time se livrar da sina dos empates – Crédito da foto: Geraldo Bubniak/Light Press/Cruzeiro


Dos nove jogos em que está invicto, o Cruzeiro empatou seis. O time mineiro é, de forma isolada, o time que mais empata no Brasileirão, com 13 resultados iguais. Isso faz a Raposa ser a terceira pior equipe do campeonato no primeiro critério de desempate, o número de vitórias. São só sete em 31 jogos. Para se ter ideia, o Cruzeiro é o nono time que menos perdeu no campeonato, com 11 derrotas, e, ainda assim, está somente um ponto a frente do Botafogo, que foi derrotado 18 vezes. Acima do time mineiro tem sete equipes que perderam o mesmo número ou mais vezes que o Cruzeiro.
Caso vença, o time mineiro ainda continuará muito ameaçado pelo rebaixamento. Mas já se garantirá por mais uma rodada fora da zona e diminuirá um pouco a pressão que vem sofrendo. Além disso, jogará a crise para o lado do rival e, ainda por cima, não deixará o Atlético se desgarrar dos últimos colocados. Mas, caso perca, a situação do time ficará muito complicada pois, além da chance de voltar para o Z4 ser grande, a moral do time vai cair e a torcida irá pressionar.

Atlético

Mesmo estando na 11ª colocação e tendo vencido o último jogo, pode-se dizer que o momento atual do Atlético é ligeiramente pior que o do Cruzeiro. Foram nove pontos ganhos nos últimos 10 jogos disputados e, além disso, o que mais preocupa o torcedor atleticano: o meu desempenho apresentado pelo clube em grande parte desses jogos.

Mancini

Vagner Mancini conseguiu importantes vitórias para o Atlético – Crédito da foto: Bruno Cantini / Atletico


Com 39 pontos ganhos, a situação do time mineiro na tabela é até tranquila, muito pelo ótimo desempenho do time no início do Brasileirão, onde chegou a ser líder. A ótima vitória sobre o Goiás, na quarta-feira (6), também foi de suma importância e deu tranquilidade a um time que começava a ver a maré subir. E agora, uma vitória no clássico praticamente extinguiria chances de rebaixamento do clube, que já são remotas.