Menu

‘Matrix’ 20 anos: oito curiosidades sobre o filme que marcou a história do cinema

07/12/2019 às 21:06
Tempo de leitura
3 min

Em 31 de março de 1999, um filme que mudaria para sempre a história do cinema chegou aos cinemas americanos: “Matrix”. No Brasil, o filme foi lançado em 21 de maio de 1999.

O filme, dirigido pelas irmãs Wachowski, foi revolucionário em muitos aspectos, começando com a trama. O filme se passa em uma sociedade distópica na qual máquinas inteligentes colocam os homens para dormir e os aprisionam, enganando-os a viver normalmente graças ao programa Matrix , que simula uma realidade virtual idêntica à real.

O ás da ciência da computação Neo (Keanu Reeves) se une a um grupo de resistentes para despertar a humanidade do sono cibernético: ele é o escolhido que libertará a raça humana da escravidão. Embora tenha sido escrito muito sobre “Matrix”, para comemorar os 20 anos do filme, descobrimos 10 curiosidades das quais nem todos sabem.

1. Custos:

O orçamento para o filme não era muito alto. O figurinista explicou que o vestido Trinity era feito com PVC bastante barato. O mesmo vale para o casaco de Neo, costurado com um tecido de lã comprado por US $ 3 por metro.

2. Outras opções para o elenco:

Antes do papel de Neo ser oferecido a Keanu Reeves, vários atores o recusaram. Will Smith admitiu que preferia participar de “Wild Wild West” (“As Loucas Aventuras de James West”): “Na época, eu não era maduro o suficiente e não me arrependo. Keanu fez um ótimo trabalho”, explicou o ator. Os produtores também pensaram em Sandra Bullock e na ideia de transformar o protagonista em uma mulher.

3. Treinamento pesado:

Antes de começar a filmar, os atores treinaram por cinco meses com especialistas em artes marciais.

4. Platão:

“Matrix” é considerado uma alegoria moderna do “Mito da Caverna” de Platão, que primeiro fala de homens presos e incapazes de ver a realidade das coisas, forçados a ver apenas uma representação do mundo real.

5. And the Oscar Goes to…

Em 2000, “Matrix” ganhou todos os quatro Oscars pelos quais foi indicado: “Melhor Mixagem de Som”, “Melhores Efeitos Visuais”, “Melhor Edição de Som” e “Melhor Montagem”.

 6. Espaço aéreo invadido:

A famosa cena do helicóptero e o resgate de Morfeu quase causaram a interrupção das filmagens: a aeronave atravessou o espaço aéreo reservado de Sydney, que também inclui a área próxima ao Parlamento.

7. Sonhos:

Na mitologia grega, Morfeu é o deus dos sonhos. Ele era filho de um dos filhos de Hipnos, o deus do sono. Ironicamente, o papel de Morpheus em Matrix é trazer as pessoas de volta do estado de sonho para a realidade.

 

  1. Transcendência

A empresa para a qual Neo trabalha é chamada Metacortex, uma das maiores empresas de software do mundo. As raízes dessa palavra são ‘meta’, que significa “ir além, transcendendo” e ‘córtex’, que é “a camada superficial do cérebro (frontal)”. Então, o Metacortex vai “transcender os limites do cérebro”, que é precisamente o que Neo está prestes a fazer quando sair do escritório.