The news is by your side.

Sonhar com cobra significa mesmo traição?

Ao pensarmos em interpretação de sonhos, antes precisamos refletir sobre o que anda passando pelos nossos pensamentos e o que pode ficar armazenado em nosso sub-consciente. Muitas vezes nós somos os nossos próprios sabotadores, pois estragamos relacionamentos como amizade, namoro, e até relações familiares, simplesmente por construirmos toda uma história em que nossa mente nos faz crer que estamos de alguma forma sendo perseguidos. A cobra é um animal que vem por anos sendo estigmatizada, ou por sua astúcia na hora de caçar, ou pela sua aparência. No Brasil, a cobra é quase que demonizada, sendo sinônimo de traição, fofoca, pessoa tóxica (venenosa), maquiavélica, entre outros adjetivos negativos. A crença de que sonhar com cobra é sinal de que alguém está te traindo se espalhou e de fato pegou na sociedade brasileira, mas será que essa crendice é verdadeira?

Uma coisa é fato. A cobra é um réptil perigoso, e no caso da cobra Mamba, apresentada na foto dessa matéria, que possui um veneno letal, o aninal é capaz de matar um ser humano, entre outros animais.

Religião

A imagem da cobra está associada primeiramente à religião. De acordo com a Bíblia, nos primórdios, Adão e Eva foram enganados por uma serpente quando ainda viviam no Paraíso. A cobra também é mencionada no budismo. Segundo a religião, o próprio Buda estava sentado em uma árvore refletindo, quando de repente das raízes da planta saiu um Rei Serpente e anunciou sua transcendência de um corpo físico para um espiritual. No que tange à religião, a cobra ainda aparece no induísmo, em que ela representa a sexualidade e é vista como um deus para os seguidores.

Esses seres de língua cumprida e corpo malemolente é citado em diversas crenças, inclusive na mitologia grega, em que ela simboliza o auto-desenvolvimento e derrota do ego, exposto por Hidra de Lerma, um ser metade homem e metade cobra, que foi derrotado por Hércules. A cobra também é presente no horóscopo chinês, representando a sabedoria. Já os egípcios acreditavam na cobra como uma entidade que representava o círculo da vida, devido a figura mitológica da serpente que engoliu a própria cauda, formando um círculo. No xamanismo, o animal representa a regeneração do ser humano, por justamente trocar de pele.

Como podemos constatar, a cobra é um animal importante para variadas religiões. Ela possui significados diferentes para cada uma delas, mas existe um em comum, o poder. Em todas as situações mencionadas acima, a cobra é poderosa, tanto para o mal, como na religião cristã, como para o bem, como no horóscopo chinês. Logo podemos concluir que sonhar com cobra, antes de mais nada, significa sonhar com poder.

Agora vamos analisar variados tipos de sonhos com cobra, e tentar interpretá-los.

Sonhos com cobra

1 – Sonhar que está brincando com cobra

Pode estar associado a brincar com os seus próprios sentimentos. É possível que não estejamos levando a sério alguma situação que deveria ter uma maior atenção da nossa parte, e isso levar a consequências negativas.

2 – Sonhar estar sendo perseguido por uma cobra

Opa! Acione um alerta, você pode está sendo avaliado por alguém poderoso e oportunidades podem surgir no seu caminho. Procure dar o seu melhor, principalmente no campo profissional.

3 – Sonhar com muitas cobras, ninhada ou várias enroladas

Para interpretar esse tipo de sonho iremos utilizar os saberes do pai da psicanálise, Freud, que levantou a tese de que a cobra representa o órgão genital masculino, estando diretamente ligada a sexualidade humana, tanto para pessoas do sexo masculino, como também para mulheres. Aqui conseguimos concluir que sonhar com várias cobras pode significar encubação e gestação.

4 – Sonhar que está comendo cobra

Embora para muitos pareça estranho, a cobra é um prato exótico que pode ser frito, ou ensopado. A carne de cobra é consumida inclusive no Brasil. Mas sonhar que está comendo cobra não tem nada a ver com as receitas, pode estar ligado a purificação espiritual.

5 – Sonhar com uma cobra rastejando

Neste caso nem é um sonho, pode ser considerado um pesadelo (risos). Sonhar que você está presenciando uma cobra rastejando pode significar estagnação, dificuldade para se locomover, obstáculos para evoluir e por último um empecilho grande que pode estar dificultando suas realizações pessoais ou profissionais.

6 – Sonhar com a língua da cobra

Sonhar com a língua da cobra é batata! Alguém venenoso, ou seja, alguém que tem algo contra (CONTRA) você pode está planejando algo para lhe prejudicar. Mas não se trata de qualquer situação, é uma situação isolada, em que se trata de uma pessoa astuta que pode usar inclusive suas próprias palavras contra você mesmo. Fique atento!

Leia também: Sonhar com goiaba tem significado especial.