Menu

O incenso realmente afasta os insetos?

24/05/2022 às 07:43
Tempo de leitura
8 min
Foto: Canva
Foto: Canva

Desde os tempos antigos, as pessoas queimavam vários materiais vegetais para criar vapores aromáticos que supostamente repeliam insetos. 

É por isso que queimar  incenso  é considerado uma maneira inteligente de manter pequenas criaturas voadoras indesejadas afastadas.

Hoje, temos uma grande variedade de tipos de incensos naturais e sintéticos para repelir insetos – especialmente mosquitos! As pessoas adoram o conceito de incenso porque, além de incomodar os insetos, o incenso tem uma fragrância agradável que adiciona charme ao seu espaço de vida.

No entanto, você já se perguntou se ele funciona para repelir insetos e pragas sugadoras de sangue? 

Tudo bem, é claro – a fragrância esfumaçada está lá para ser apreciada. Mas mosquitos, moscas e outros insetos que nos incomodam se importam com isso?

Vamos olhar para a ciência e as evidências anedóticas para descobrir.

Como o incenso funciona para repelir insetos?

A teoria é assim. Insetos, especialmente aqueles que se alimentam de sangue, têm  órgãos olfativos  para atingir suas vítimas. Aromas específicos, como menta, citronela e manjericão, são conhecidos como repelentes de mosquitos e uma das razões pelas quais as pessoas os plantam em seus jardins. 

Por outro lado, a própria fumaça pode atuar como um repelente de insetos – especialmente se você queimar plantas específicas que os repelem, espalhando seus compostos aromáticos pelo ar junto com a fumaça. 

Portanto, a fumaça criada pela queima de incenso supostamente atrapalha a visão olfativa dos insetos, tornando mais difícil para eles nos atingir – e menos propensos a visitar a área do fogo em primeiro lugar.

Como queimar incenso

Incenso queimando
Incenso queimando – Foto: Canva

O incenso comprado em lojas vem em três formas principais: bastões, cones e bobinas. Você precisará de algum suporte físico para queimá-los – você pode comprar ou fazer suportes de incenso ou usar um antigo prato resistente ao fogo.

Prenda o incenso no suporte designado e acenda a ponta. Depois de alguns momentos, apague a chama suavemente e deixe os incensos fazerem sua mágica.

Mas é genuinamente mágico, ou é apenas a fragrância que é mágica? A teoria soa perfeitamente correta, mas vamos ver o que a boa e velha pesquisa científica tem a dizer sobre tudo isso.

A ciência sobre repelentes de insetos de incenso

Infelizmente, toda a teoria fica obscura quando olhamos para as (poucas) pesquisas científicas sobre o tema.

Alerta de spoiler: não há consenso científico sobre a questão dos repelentes de insetos de incenso.

A Organização Mundial da Saúde fez  uma revisão científica reveladora  sobre a fumaça como repelente de insetos, com foco na fumaça interna. Os resultados foram em grande parte inconclusivos, sem provas de que a fumaça reduz o número de picadas de mosquito.

Ainda assim, os pesquisadores sugerem que a queima de certas plantas pode afastar os sugadores de sangue da área afetada pela fumaça.

Três cientistas da Índia experimentaram  para ver se seu incenso de ervas feito sob medida repele mosquitos. 

Os estudos usaram material vegetal em pó seco, como cabeças de flores de piretro, cânfora, Acorus, benjoim e folhas de nim, misturados com aditivos como jojo e pó de carvão, e óleos essenciais repelentes, como o óleo essencial de capim -limão . 

Eles enrolaram a mistura em palitos e os queimaram perto de gaiolas contendo mosquitos. Eles descobriram que seus mosquitos de fato continuavam tentando escapar da fumaça. Além disso, eles distribuíram os palitos de mistura para vários participantes do estudo e receberam feedback favorável.

Em suma, parece que o uso de ervas e óleos tradicionalmente usados ​​​​pode repelir os mosquitos. Ainda assim, o estudo não consegue provar a utilidade da técnica em situações da vida real com mosquitos que voam livremente ou fornecer algumas estatísticas confiáveis ​​da parte voluntária do estudo.

A mesma lógica se aplica a quase todos os produtos de incenso. Eles podem ser comprovadamente eficientes no ambiente de laboratório. No entanto, se eles funcionarão em circunstâncias da vida real, depende de muitos fatores para garantir o sucesso.

Os riscos de usar incenso em casa

O incenso realmente afasta os insetos?
Incenso queimando – Foto: Canva

À medida que a conscientização sobre os riscos da poluição do ar cresce, o incenso também está sob escrutínio científico. 

Para simplificar: quando você queima coisas em sua casa, inevitavelmente produz uma certa quantidade de poluição do ar interno. No entanto, quanto mais compostos – maior é o risco de respirar produtos químicos nocivos – especialmente sintéticos!

Um estudo  investigou  a poluição do ar interior causada por incenso líquido e em disco repelente de mosquitos. Os analistas mediram as concentrações de compostos orgânicos voláteis (VOCs), espécies reativas de oxigênio (ROS) e aerossóis orgânicos secundários (SOA) – produtos químicos prejudiciais à saúde humana.

Os pesquisadores descobriram que a queima de incenso produz esses compostos em quantidades além daquelas consideradas seguras, considerando-os prejudiciais. O incenso líquido mostrou-se ligeiramente mais poluente do que o incenso de disco.

Outro  estudo japonês  produziu os mesmos resultados – mostrou que o incenso é uma fonte de poluição do ar interior por hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs).

Adoramos o cheiro do incenso. Sálvia , lavanda e pinho são alguns dos nossos favoritos!

Mas achamos que é uma boa ideia usá-los ao ar livre e em uma área bem ventilada. Inalar qualquer fumaça provavelmente é ruim para você – incensos incluídos. Então, se você queimar incenso dentro de casa – certifique-se de ter bastante ventilação!

E – sempre  siga as instruções de segurança  para qualquer repelente de mosquitos ou incenso que você use. Período!

Segurança primeiro!

Conclusão: o incenso repele os insetos? Sim ou não?

Se você me pedir uma conclusão sobre o tema, vou colocar assim.

A queima de incenso natural pode ajudá-lo a reduzir o número de insetos ao seu redor, bem como o número de picadas. Os experimentos mostram que os mosquitos tentam evitar a fumaça das misturas de incenso de ervas. 

No entanto, as circunstâncias da vida real diferem do laboratório.

A primeira coisa que gostaria de salientar é que  se você mora em uma área onde a malária, outras doenças transmitidas por mosquitos estão presentes, nunca confie no incenso apenas para protegê-lo!

No entanto, em circunstâncias normais, o incenso pode pelo menos ajudar. Em um espaço interno, queimar incenso será, sem dúvida, mais eficiente do que fora.

Caso você queira manter as janelas abertas em uma noite de verão, queimar incenso pode ser uma maneira eficaz de reduzir a possibilidade de ataques de mosquitos – mas não excluí-los completamente!

O espaço ao ar livre é uma história totalmente diferente – tanto a fumaça quanto o cheiro se espalharão de maneira irregular e caótica e podem não funcionar.

Por outro lado, adicionar ervas como sálvia ou lavanda a fogueiras ou fogueiras pode aumentar a proteção emitida por tremendas emissões de fumaça dessas fontes (e cheira tão bem!).

No entanto, o uso de repelentes tópicos adicionais em sua pele aumentará a proteção se os mosquitos em sua área decidirem que não se importam com nossos gases bobos. 

Apesar do marketing, varas e bobinas sintéticas comerciais não são comprovadamente eficientes em afastar os insetos em todas as situações da vida real – e usá-los regularmente pode ficar caro.

Acrescente a isso o risco de exposição a produtos químicos voláteis que podem prejudicar sua saúde. Eu não acho que os efeitos não comprovados valem o risco comprovado.

O incenso verdadeiramente natural é uma alternativa – embora natural ainda não signifique totalmente seguro ! Na maioria dos casos, significa pouco estudado!

Ainda assim, não acreditamos que queimar ervas de incenso naturais tradicionais e presumivelmente seguras em um ambiente bem ventilado por um período limitado de tempo lhe causará muito dano. 

Nossos dois centavos? Mesmo que as ervas não consigam salvá-lo de cada mordida – a fragrância divina provavelmente o ajudará a manter o humor, apesar de alguns pontos de coceira.

Você concorda conosco? Ou estamos errados?

Fonte: Leia mais em Outdoor Happens