Menu

Tecnologia: entenda como a luz azul pode prejudicar a sua vida

01/02/2022 às 19:28
Tempo de leitura
5 min
Luz azul, presente em celular, tablet, televisão, computador e outros dispositivos. Foto: Pixabay
Luz azul, presente em celular, tablet, televisão, computador e outros dispositivos. Foto: Pixabay

Hoje em dia, é quase impossível não ser afetado pela luz azul. Muitos não conhecem ela por esse nome ou nem mesmo sabem sobre seus malefícios, porém é importante se manter atento e saber como a luz azul pode prejudicar a sua vida e o desempenho pessoal durante o dia-a-dia. Os efeitos dessa luz azul em nossa vida podem ser maiores do que imaginamos.

Afinal, a luz azul é aquela emitida por eletrônicos. Ou seja, computadores, notebooks, tablets, televisões e, principalmente, por meio dos celulares que a maioria das pessoas ao redor do mundo usam diariamente. Porém, há poucas chances de excluir essa luz azul da vida das pessoas.

Então, aprender como a luz azul pode prejudicar a sua vida é importante para saber como minimizar os malefícios que essa luz pode trazer para os olhos e outras questões do corpo humano. Existem diversos efeitos que a luz azul pode trazer para o corpo humano, mas existem várias formas de evitar e minimizar seu uso no dia-a-dia, mesmo para quem depende de eletrônicos para trabalhar.

Como a luz azul pode prejudicar a sua vida?

Além dos eletrônicos, hoje em dia podemos encontrar diversas lâmpadas e aparelhos que funcionam por meios de LED que emitem a luz azul. Esses normalmente são amigáveis com o meio ambiente e gastam menos energia, portanto se tornaram super populares dentro e fora de casa. Mas com tantos objetos que usam ela, como a luz azul pode prejudicar a sua vida?

Saber como a luz azul pode prejudicar a sua vida pode ajudar a determinar saídas para evitar a exposição constante com essa luz. Os malefícios da luz azul comprovados por especialistas são os seguintes:

  • Irritação da retina;
  • Irritação ou estresse em geral e mal estar;
  • Falta de sono durante a noite;
  • Pode produzir lesões nos olhos ou doenças como a catarata;
  • Pode diminuir a qualidade da visão até o ponto do indivíduo precisar de óculos.

No entanto, precisamos lembrar que a luz azul não vem apenas dos eletrônicos. Ela vem também de raios solares e até mesmo durante dias nublados, o olho humano pode ser exposto a 30 vezes mais luz azul do que em frente a uma tela de qualquer dispositivo eletrônico.

Como evitar o uso e efeitos da luz azul?

Sabendo como a luz azul pode prejudicar a sua vida, é importante notar maneiras para evitar o uso da luz azul no dia-a-dia. Mas sabendo que ela pode ser emitida pelo Sol, é válido lembrar que a total exclusão dela na vida do ser humano é totalmente impossível, vendo que até mesmo em dias nublados ela pode afetar a retina e causar problemas a longo prazo.

Portanto, um dos meios fora de casa para evitar essa luz azul é sempre usar óculos escuros que protejam o olho das luzes solares e, especificamente, da luz azul. Assim, a retina pode ser protegida fora de casa. Mas em um ambiente fechado, em frente a uma tela, devemos recomendar maneiras diferentes de evitar a exposição contínua.

Há uma grande importância de moderar o tempo passado em frente de um computador, celular ou videogame. Isso é válido para pessoas de qualquer idade. Portanto, uma rotina de, no máximo, 4 ou 6 horas por dia, com alguns intervalos no meio, são o que muitos especialistas recomendam para a saúde dos olhos.

Falta de sono, pesadelos e os malefícios da luz azul: como estão relacionados?

A luz azul pode até mesmo causar falta de sono ou dificuldade para dormir e, quando o indivíduo consegue atingir o sono, ele acaba enfrentando uma noite de sono complicada com sonhos ou pesadelos negativos e indesejáveis. Essa é uma das principais maneiras de como a luz azul pode prejudicar a sua vida.

Quando esse malefício se inicia, é comum que a pessoa afetada pesquise tópicos como qual é o significado de sonhar com dente e qual o significado de todos seus pesadelos. A luz azul, principalmente antes de dormir, pode afetar a capacidade do sono e de relaxamento dos olhos e mente do ser humano. Portanto, os sonhos vão ser muito mais agitados que antes. Para evitar esses malefícios, especialistas recomendam que

pessoas não usem eletrônicos, como celular ou computador, 30 minutos antes de irem para cama. Assim, seus olhos não estarão expostos para luz azul e podem dormir com tranquilidade. Os sonhos podem continuar mesmo assim, já que são normais para o humano, mas os pesadelos podem diminuir grandemente.

Conclusão

Sabendo um pouco mais sobre como a luz azul pode prejudicar a sua vida, é possível se cuidar com mais eficiência e prestar atenção na qualidade de saúde dos olhos. Afinal, os olhos são órgãos no corpo humano tão importantes para seu dia-a-dia. Cuidar deles é essencial para continuar vivendo uma vida feliz e completa.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 05:29